Geral
Celebrações festivas nas Escolas Municipais de Teresina marcam o Dia do Folclore
Hoje é um dia de celebração e encantamento nas escolas municipais de Teresina, pois é comemorado o Dia do Folclore no Brasil e em diversas partes do mundo. As ricas tradições do folclore nacional ganham vida nas unidades de ensino, onde os personagens lendários como o saci, o curupira, a mula sem cabeça e a iara são celebrados com alegria e entusiasmo. As festas e danças típicas, como o frevo, o bumba meu boi, as festas juninas e a catira, também são relembradas nesse dia especial. Dois dos maiores estudiosos do folclore brasileiro, Mário de Andrade e Câmara Cascudo, deixaram um legado essencial para a compreensão dessa riqueza cultural. A celebração brasileira do Dia do Folclore foi oficializada em 1965 através de um decreto federal.
Nas escolas municipais de Teresina, o Dia do Folclore é vivenciado com grande entusiasmo e criatividade. Os professores se vestem a caráter, os estudantes se reúnem nos pátios das escolas e a magia dos contos folclóricos toma conta do ambiente. O clima de festa e diversão se espalha, enquanto os personagens lendários ganham vida nas histórias contadas e encenadas.
Um exemplo inspirador é o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Noélia Maranhão, onde a celebração do Dia do Folclore é recebida com muita animação. As crianças deixam suas mochilas nas salas de aula e se juntam no pátio da escola, onde as apresentações ganham vida com a participação de todos os profissionais. A programação da Semana do Folclore se estende desde a segunda-feira (21), quando a história da Cuca foi contada, até a manhã desta terça-feira, que trouxe à tona as aventuras do Saci Pererê. Danças, interações e muita alegria permeiam cada momento.
A professora Ana Cristina, gestora do CMEI Noélia Maranhão, enfatizou a importância de celebrar essa data com os pequenos. Ela ressaltou a dinamicidade dos projetos desenvolvidos no CMEI, que tornam as temáticas ainda mais atrativas para as crianças. A união de toda a equipe, desde os agentes de portaria até a direção, resulta em uma celebração envolvente. Ana Cristina destacou que resgatar os personagens do Folclore Brasileiro é uma forma de manter vivas as tradições e passá-las para as novas gerações. As crianças se envolvem de maneira entusiasmada, levando as histórias para suas famílias e transmitindo essa riqueza cultural para seus lares.
O CMEI Pedro Mendes Ribeiro também se destacou nas celebrações do Dia do Folclore, envolvendo todas as crianças na temática, com enfoque em danças, músicas, personagens e histórias que fazem parte desse patrimônio cultural.
Nesse Dia do Folclore, as escolas municipais de Teresina se tornam palcos vivos de tradição, conhecimento e encanto, proporcionando momentos memoráveis e educativos para os alunos, fortalecendo a conexão com suas raízes culturais.
Fonte: Ascom
-
Polícia5 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Política7 dias atrás
Câmara dos Deputados: Rafael é personalidade nacional em destaque
-
Geral4 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral4 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral4 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões
-
Geral7 horas atrás
Ferdinando, Nonatinho e Alex com o ministro Juscelino em Brasília
-
Geral6 horas atrás
Governador Rafael assina Pactos de Políticas Públicas pelo Piauí