Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Vigilância Sanitária promove encontro para o gerenciamento de resíduos em hospitais

Publicado

em

A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa) promoveu na última segunda-feira (21) uma oficina de orientação fundamental para o gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde. O encontro reuniu diretores e técnicos de 12 hospitais da gestão estadual, e teve como objetivo aprimorar a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde (PGRSS).

A correta gestão de resíduos em instalações de saúde é de suma importância para garantir a segurança dos trabalhadores, a preservação da saúde pública e a conservação do meio ambiente. O PGRSS estabelece as diretrizes para a segregação adequada e o manuseio seguro desses resíduos.

“A maioria desses hospitais já possui o PGRSS, mas este momento é oportuno para que possamos orientar esses serviços de acordo com a legislação vigente da Anvisa, a RDC nº 222/18, que regulamenta as Boas Práticas de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde”, explicou Tatiana Chaves, diretora da Divisa.

Inicialmente, a Divisa convocou os municípios que compõem os territórios do Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas, Cocais e Planície Litorânea para participar do encontro. No entanto, a programação será estendida a outros territórios em breve.

“Ainda nesta semana, estaremos reunindo os municípios dos territórios da Serra da Capivara, Chapada das Mangabeiras, Tabuleiro do Alto Parnaíba, Vale dos Rios Piauí e Itaueira e Carnaubais para disseminar essas mesmas orientações”, acrescentou Tatiana Chaves.

A iniciativa da Divisa visa garantir que os hospitais do estado estejam em conformidade com as regulamentações sanitárias e ambientais, promovendo um ambiente de trabalho mais seguro e contribuindo para a preservação do ecossistema local. A correta gestão de resíduos nos serviços de saúde é um compromisso essencial para proteger a saúde pública e o meio ambiente.

Fonte: Ascom/Repórter: Cinthia Veras

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905