Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Prefeitura de Timon implementa cuidados especiais de saúde para pessoas em situação de rua

Publicado

em

A administração municipal de Timon está colocando em prática uma iniciativa focada em proporcionar cuidados de saúde àqueles que se encontram em situação de rua. A Secretaria Municipal de Saúde tem promovido atendimentos itinerantes por meio do programa “Consultório na Rua”. Desde o lançamento deste projeto, em maio deste ano, mais de 600 atendimentos foram realizados em diversas áreas da cidade.

Uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, técnicos de enfermagem e assistentes sociais realiza as consultas. Pacientes que necessitam de cuidados mais abrangentes são encaminhados aos hospitais através do SAMU, ou podem ser direcionados à rede de assistência social.

“A princípio, realizamos verificações de pressão arterial, testes de glicemia, curativos, entre outros procedimentos. Quanto ao aspecto social, colaboramos com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e os encaminhamos para unidades adequadas que possam acolher essas pessoas”, esclareceu Aline Fonseca, coordenadora do programa Consultório na Rua.

Durante as consultas, são aplicados testes para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e administração de vacinas. “Realizamos testes rápidos para detecção de HIV, hepatite C, hepatite B e sífilis. Além disso, disponibilizamos vacinas para gripe, covid-19 e outras imunizações conforme o catálogo de serviços da Secretaria de Saúde”, detalhou o médico da equipe, Dr. Lúcio Alberto Monteiro.

A abordagem também abrange a área odontológica, incluindo a distribuição de kits de higiene bucal e encaminhamentos para atendimentos especializados, chegando até mesmo à confecção de próteses dentárias.

“Os pacientes em situação de rua são direcionados a cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem vagas reservadas especificamente para esse tipo de atendimento. Caso necessário, também podemos encaminhá-los ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para procedimentos relacionados a próteses dentárias”, informou a enfermeira Marcélia Marques.

O impacto positivo desse atendimento humanizado e direcionado às pessoas em situação de vulnerabilidade tem conquistado reconhecimento por parte da população. “O valor desse trabalho é inestimável, pois as pessoas em situação de rua muitas vezes são negligenciadas. Muitas delas enfrentam carências em aspectos básicos, como saúde e alimentação”, avaliou Daniela Oliveira, moradora de Timon.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905