Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

SAF entrega biodigestor a agricultores familiares em Campo Maior

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) promoveu a entrega de um biodigestor para agricultores familiares na localidade de Santo Antônio, zona rural do município de Campo Maior. A ação, realizada na quinta-feira (3), faz parte de um projeto financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) que visa a construção de biodigestores em comunidades rurais. Até o momento, 141 biodigestores foram inaugurados como parte do programa, sendo 21 coletivos, instalados em casas de farinhas, e 120 individuais.

O biodigestor é uma tecnologia que transforma matéria orgânica, como fezes de animais e resíduos vegetais, em biogás por meio de um processo de fermentação. Esse biogás pode ser utilizado como gás de cozinha, enquanto o processo também gera biofertilizante, benéfico para cultivo de hortaliças e jardinagem.

Para a secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, os biodigestores contribuem para a melhoria das condições de vida nas áreas rurais, trazendo benefícios sociais e ambientais. “O biodigestor é uma tecnologia acessível e adaptável, aproveitando recursos locais e reduzindo impactos ambientais”, destaca a gestora.

A tecnologia também recebe elogios do diretor de Projetos dos Territórios do Semiárido da SAF, Francisco das Chagas Filho, que enfatiza a utilidade do biogás e do biofertilizante para as comunidades rurais. “O biogás é utilizado para cozinhar e como fonte de energia, enquanto o biofertilizante é excelente para hortas e pomares, contribuindo para o cultivo de plantas saudáveis”, explica.

A comunidade beneficiada teve a intermediação do Movimento de Atingidos por Barragem (MAB). A localidade de Santo Antônio, devido à sua proximidade com barragens e à presença de animais como caprinos e bovinos, possui potencial para uso eficiente do biodigestor.

A construção dos biodigestores foi realizada em parceria com a Cooperativa de Trabalho de Prestação de Serviços para o Desenvolvimento Rural da Agricultura Familiar (Cootapi). Edinalva Costa, presidenta da cooperativa, destaca o papel ambientalmente sustentável da tecnologia: “Além de gerar renda para as famílias, o biodigestor contribui para o cuidado com o meio ambiente, evitando a poluição por excrementos animais.”

Além da entrega do biodigestor, a secretária Rejane Tavares também participou de uma reunião com agricultores familiares da zona rural de Campo Maior, onde foram discutidas demandas e compromissos para o desenvolvimento da agricultura familiar na região.

Fonte: Ascom/Repórter: Roberto Araujo

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905