Geral
Vem aí o Centro Especializado para Pessoas com Autismo. Obras são para ontem!
Um marco significativo na promoção de cuidados e apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi anunciado nesta quarta-feira (02/08/2023) pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles. Durante a entrega do Centro de Equoterapia de Teresina, o governador informou à imprensa que as obras do Centro de Referência para Atendimento a Pessoas com TEA estão programadas para ter início em 90 dias. O futuro complexo será construído nas instalações do atual Instituto de Perinatologia da Maternidade Dona Evangelina Rosa.
O projeto envolve uma reforma completa do prédio existente, que abriga o Instituto de Perinatologia, com o intuito de criar um ambiente especializado e abrangente para o atendimento às pessoas com TEA. Rafael Fonteles compartilhou que a realocação do Instituto de Perinatologia para o prédio da nova Maternidade Evangelina Rosa está prevista até outubro deste ano. No espaço liberado, será criado um complexo que abrangerá o Centro Especializado no TEA, o Complexo da Saúde Mental e também a área de geriatria, com a meta de conclusão de todas as instalações no próximo ano.
O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, antecipou que o Governo do Estado planeja lançar o edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela reforma e adaptação do instituto ainda na próxima semana. Ele detalhou que o projeto engloba a construção de espaços como piscinas, auditórios e um ambiente especialmente projetado para fornecer apoio às famílias, reconhecendo a importância de suporte emocional no momento do diagnóstico de autismo.
“O Piauí já é referência na promoção de políticas para as pessoas com deficiência. É um trabalho que já vem sendo realizado pelo secretário Mauro Eduardo, pela ex-secretária e ex-deputada [federal] Rejane Dias, juntamente com o ex-governador Wellington Dias. Continuamos empenhados em expandir e fortalecer as políticas públicas para atender de forma ainda mais eficiente essas pessoas”, afirmou Rafael Fonteles.
O Centro de Referência para Atendimento a Pessoas com Transtorno do Autismo será um complexo completo e abrangente, oferecendo uma série de instalações e serviços especializados. Entre as instalações planejadas, destacam-se 10 consultórios, salas de observação, posto de enfermagem, salas de escape, acolhimento parental, sala de capacitação para familiares, copa para familiares, sala de assistência social, além de várias salas voltadas para práticas terapêuticas.
A iniciativa também contemplará a construção de uma piscina com vestiários acessíveis, área externa de acesso com tratamento paisagístico, recepções, brinquedoteca, auditório com capacidade para 114 lugares, foyer, banheiros acessíveis em toda a edificação, copa para funcionários, diretoria, secretaria, arquivo, sala de reunião, informática, servidor, contabilidade, e áreas específicas para embarque e desembarque de pacientes.
Com as obras planejadas para iniciar em breve, a expectativa é que o Centro de Referência para Atendimento a Pessoas com TEA se torne uma referência nacional em cuidados e apoio às pessoas com autismo e suas famílias, refletindo o compromisso do Governo do Piauí em proporcionar um ambiente completo e inclusivo para essa comunidade.
Fonte: Ascom/Repórter: Robert Pedrosa e Clayton Gomes
-
Política7 dias atrás
Desespero de Sílvio chega ao ponto de usar afilhada que não está bem
-
Política3 dias atrás
O senador Ciro Nogueira saiu do armário
-
Política5 dias atrás
Multidão de mais de dez mil pessoas na caminhada de Nonatinho em Matões
-
Política3 dias atrás
Fábio Novo aumenta em mais de 13% a vantagem sobre Sílvio em THE
-
Política4 dias atrás
Adeus, oposição! Juvenal faz a maior carreata da história de Parnarama
-
Política1 dia atrás
Eleitor denuncia que ‘foi comprado’ por Gabriel Tenório em Matões
-
Geral7 dias atrás
Matões. Ferdinando realiza o sonho de moradores da Rua Mário Alves
-
Política4 dias atrás
A ameaça Rafael