Um balanço das ações no primeiro semestre de 2019, constatou um crescimento no atendimento na rede de saúde pública do interior do Piauí que, como consequência, reduz a sobrecarga de pacientes transferidos para Teresina. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, nos primeiros seis meses de 2019, foram realizado 1.813.197 procedimentos ambulatoriais nos hospitais do Estado, sendo 331.512 na capital (18%) e o restante (82%), no interior.
Em relação a atendimentos cirúrgicos, foram realizados mais de 56 mil procedimentos, 1.284 a mais do que o mesmo período de 2019. “O maior crescimento de número de cirurgias se deu nos hospitais do interior do estado, onde houve o incremento de 3.144 cirurgias em relação aos dados do ano anterior”, disse o secretário.
O ranking traz o Hospital Tibério Nunes, em Floriano, como o primeiro da lista, com um aumento de 32% no número de cirurgias realizadas. O Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, apresentou um crescimento de 25%. O hospital de Luzilândia, 21%. O Hospital Justino Luz, em Picos, 19%, e no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato, o incremento foi de 11%.
Na capital, a rede estadual de saúde conta com o Hospital Getúlio Vargas, Hospital Infantil, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Natan Portela, Hospital da Polícia Militar, Hospital Areolino de Abreu e Hospital do Mocambinho, que nos primeiros seis meses de 2019 realizaram 17.474 atendimentos hospitalares, entre cirurgias e internação apenas na capital.