Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Reforma do Centro Estadual de Equoterapia de Teresina é entregue pelo governo nesta quarta-feira, 02

Publicado

em

Nesta quarta-feira (02), às 8h30, o Governo do Piauí realizará a inauguração da reforma e ampliação do Centro Estadual de Equoterapia de Teresina. Localizado no Regimento de Polícia Montada, o Centro atua em parceria entre a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria da Segurança Pública (SSP-PI) e Polícia Militar do Piauí (PM-PI).

A iniciativa visa fortalecer as ações desenvolvidas pela instituição em prol das pessoas com deficiência atendidas no local e suas famílias, melhorando substancialmente as condições dos serviços de reabilitação oferecidos pela Equoterapia.

A obra foi planejada para promover uma melhoria significativa na infraestrutura do Centro, possibilitando a expansão da atividade terapêutica na capital piauiense. O investimento total no projeto é de R$ 642.352,28, provenientes do Tesouro Estadual. Dentre os espaços contemplados pela reforma estão a área coberta, área pavimentada, selaria, montaria, entrada, coordenação, supervisão, recepção, depósito da cavalaria, salas de atendimento, sala de reunião, banheiros adaptados e área de circulação. Além disso, foram adquiridos novos equipamentos, mobília e implementada uma nova comunicação visual.

O secretário da Seid, Mauro Eduardo, destaca que a reforma e ampliação do Centro possibilitará expandir os atendimentos para um maior número de pessoas, reduzindo significativamente a fila de espera. Ele ressalta a importância do espaço na reabilitação de pessoas com deficiência intelectual, múltipla ou autismo ao longo dos anos, e agora com a reforma, espera-se aprimorar ainda mais os atendimentos, a estrutura e as condições de trabalho dos profissionais envolvidos.

O que é a Equoterapia?

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como instrumento terapêutico dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, com o objetivo de promover o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.

Histórico do Centro Estadual de Equoterapia de Teresina

A Equoterapia no Piauí teve início em 2002, na cidade de Teresina, e posteriormente se expandiu para Parnaíba. Atualmente, o Centro atende 81 pessoas nos turnos da manhã e tarde, contando com profissionais das áreas de assistência social, fisioterapia, educação física, psicologia e psicopedagogia.

Informações da inauguração:

  • Data: 2 de agosto de 2023 (quarta-feira)
  • Horário: 8h30
  • Local: Regimento de Polícia Montada da PM-PI (Avenida São Francisco, 3001, Parque Jurema, Teresina-PI)

A inauguração representa um marco para a promoção da inclusão e bem-estar das pessoas com deficiência no estado, reforçando o compromisso do Governo do Piauí com a melhoria dos serviços de reabilitação e acesso à Equoterapia.

Fonte: Ascom/Repórter: Bruna Ferreira

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905