Geral
Piauí no topo: Professor da UESPI é destaque em ranking dos melhores cientistas do mundo
No dia de comemoração do aniversário de 37 anos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), uma excelente notícia se soma às celebrações: o doutor Laércio Cavalcante, um dos docentes da instituição, foi reconhecido internacionalmente como um dos melhores cientistas do mundo. O ranking, elaborado pelo portal acadêmico Research.com, destaca o professor na área de química, figurando entre os 117 pesquisadores brasileiros de destaque.
Com especialização em química de materiais e fotoluminescência, Laércio Cavalcante dedica-se a estudos com diferentes Tungstatos e molibdatos, investigando suas propriedades multieletrônicas, tais como catálise, bactericida, sensor e capacitância. Sua dedicação resultou em impressionantes 7.338 citações em trabalhos científicos.
O ranking do Research.com considera o número de artigos publicados e a quantidade de citações dentro de cada área de conhecimento para definir os melhores cientistas. As informações foram coletadas em dezembro de 2022 e divulgadas recentemente em julho.
Para o professor Laércio, o reconhecimento é uma prova do valor da pesquisa para a Ciência e sua importância para a sociedade. Ele enaltece a relevância da pesquisa como um dos pilares fundamentais das universidades e ressalta que o avanço das pesquisas está refletido no número de citações que seus trabalhos têm recebido.
Além do destaque individual, a Uespi também foi bem posicionada no ranking, alcançando a 50ª posição entre as 65 universidades selecionadas para a lista. A classificação envolveu uma análise minuciosa de perfis de 166.880 pesquisadores do Google Scholar e do Microsoft Academic Graph, com mais de 132.836 perfis examinados e cientistas de mais de 2.814 instituições e afiliações analisados.
O reconhecimento impulsiona o professor Laércio a vislumbrar um futuro ainda mais promissor para a Ciência e para a própria Uespi, que se destaca como uma instituição de referência. Ele reitera seu compromisso com a produção de trabalhos científicos e destaca a importância de tornar a ciência mais acessível, com trabalhos didáticos e de fácil compreensão.
Além de suas contribuições como pesquisador, o professor Laércio também dedica-se à formação de novos cientistas, incentivando o pensamento crítico e promovendo a pesquisa científica entre os estudantes. Sua atuação na Uespi é marcada pela inspiração que transmite aos alunos, incentivando-os a se envolverem em leituras, debates e atividades científicas.
Com entusiasmo, o professor reafirma seu compromisso em seguir publicando trabalhos científicos e compartilhando conhecimento, contribuindo para a evolução da ciência e a busca por soluções para os desafios enfrentados pela humanidade. Seu engajamento e dedicação exemplares são exemplos inspiradores para toda a comunidade acadêmica.
Fonte: Ascom
-
Política19 horas atrás
Rafael Leitoa investe em fake news para tentar enganar o eleitorado
-
Polícia3 dias atrás
Escândalo na Prefeitura de Floriano. Cadê os R$ 4,4 milhões? TCE tá no caso
-
Política3 dias atrás
Pesquisa aponta vitória com folga de Dinair Veloso em Timon
-
Política1 dia atrás
Óia aí, a dona do instituto da pesquisa que vai ser divulgada pela oposição
-
Geral3 dias atrás
AGERT notifica Águas de Timon para apuração e penalização sobre falta de água
-
Política2 dias atrás
Caminhada das Mulheres em apoio a Nonatinho e Christiane em Matões
-
Geral3 dias atrás
Gestão de Ferdinando é marcada por obras estruturantes em Matões
-
Política24 horas atrás
Sumida há 8 anos, ex-prefeita Suely aparece para tentar salvar Gabriel