Geral
Carteira do Autista: Prefeitura de Timon define data de cadastramento para emissão
Nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Timon realizou uma importante reunião na Fundação Cidadania, reunindo representantes do Procon, Ministério Público e associações que atuam em prol das pessoas especiais e com deficiência. O objetivo foi alinhar os detalhes da implantação da Carteira do Autista no município. A medida visa promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em conformidade com a Lei Municipal 2161/2019, que já assegura prioridade a esse público.
A Carteira do Autista será um documento de identificação personalizado, emitido gratuitamente pelo Procon de Timon, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEMDHC). Os cadastros para a obtenção da carteira serão realizados entre os dias 07 e 11 de agosto, das 8h às 13h. A entrega dos cartões está prevista para ocorrer entre os dias 28 e 31 de agosto.
O diretor do Procon, Alexandre Luz, destacou a importância desse cadastramento para identificar o número de autistas em Timon e enfatizou que a prefeita Dinair está sensibilizada com essa causa. Ele explicou que um mutirão de cadastramento será realizado em associações para agilizar o processo.
A Carteira do Autista conterá informações essenciais, como dados pessoais, nome do responsável legal e a indicação da condição de espectro autista, bem como as leis que garantem os direitos do portador. A carteira permitirá que a pessoa tenha prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, abrangendo supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
Para Kaline Figueiredo, mãe de gêmeos autistas e diretora da Associação de Mães e Familiares de Crianças e Adultos Especiais de Timon (AMFCAET), a carteira representa uma conquista que reduzirá as dificuldades cotidianas enfrentadas por seus filhos e sua família. Ela destacou a importância da conscientização e da identificação para garantir um atendimento especializado às crianças autistas.
Na reunião, estiveram presentes também o promotor de justiça Fábio Menezes, representando o Ministério Público, e membros da Associação de Amigos Autistas (AMA) e Associação das Mães dos Autistas.
Os cadastros serão realizados em diversos locais, como a AMFCAET, ADEFICTI, CAPS Infanto Juvenil, OAB Subseção Timon, AMA, Centro de Reabilitação Maria do Carmo Viana Neiva e EMEF Maria do Carmo Viana Neiva. Após os mutirões, o cadastramento poderá ser feito presencialmente no Procon, a partir de setembro, no Cocais Shopping. Essa iniciativa é um passo importante para garantir a inclusão e a promoção dos direitos das pessoas com TEA em Timon, fortalecendo a valorização e a sensibilização da comunidade em relação a essa causa tão importante.
Fonte: Ascom
-
Política7 dias atrás
Desespero de Sílvio chega ao ponto de usar afilhada que não está bem
-
Política3 dias atrás
O senador Ciro Nogueira saiu do armário
-
Política5 dias atrás
Multidão de mais de dez mil pessoas na caminhada de Nonatinho em Matões
-
Política3 dias atrás
Fábio Novo aumenta em mais de 13% a vantagem sobre Sílvio em THE
-
Política4 dias atrás
Adeus, oposição! Juvenal faz a maior carreata da história de Parnarama
-
Política1 dia atrás
Eleitor denuncia que ‘foi comprado’ por Gabriel Tenório em Matões
-
Geral7 dias atrás
Matões. Ferdinando realiza o sonho de moradores da Rua Mário Alves
-
Política4 dias atrás
A ameaça Rafael