Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Capoterapia é fornecida nas UBS de Timon, proporcionando benefícios à terceira idade

Publicado

em

Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) de Timon, por meio do programa eMulti, trouxe uma novidade terapêutica que tem conquistado adeptos e trazido inúmeros benefícios para a população: a capoterapia. Inspirada nos movimentos, músicas e gestos da capoeira, essa atividade terapêutica vem sendo oferecida em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município: Boa Vista, Parque União e UBS Lions Parque União. A capoterapia, além de ser uma atividade prazerosa, é especialmente indicada para a terceira idade, pois não exige grande esforço físico e contribui para melhorias na qualidade de sono e humor.

A capoterapia é conduzida por profissionais qualificados com formação em Educação Física e capoeira, o que garante um ambiente seguro e adequado para a prática. Com instrumentos como o berimbau, cantos, coreografias e movimentos adaptados, os participantes desfrutam de uma experiência única, que combina arte, movimento e bem-estar.

O professor Fábio Sousa, profissional de Educação Física, ressalta os benefícios múltiplos que a capoterapia proporciona para os idosos. A atividade auxilia na coordenação motora, enquanto a música relaxa, contribuindo para uma experiência positiva de movimento e arte que também estimula a socialização e a memória.

A prática da capoterapia em Timon não é novidade, já que há 20 anos existe um grupo assistido pela Secretaria de Saúde, com o suporte de educadores físicos na Atenção Básica. Com a chegada do programa eMulti, que visa custear e implantar equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde, essa terapia foi abraçada como parte integrante do cuidado físico e mental aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O eMulti é uma iniciativa do Governo Federal, lançada em maio, que inclui uma organização composta por diversas equipes, como arte e educação, terapia ocupacional e profissionais de educação física. Nesse contexto, a capoterapia ganhou destaque e foi adotada pela Secretaria de Saúde de Timon como uma ferramenta valiosa para promover o bem-estar e a saúde da população.

Com a capoterapia presente nas UBSs, os cidadãos de Timon agora têm acesso a uma prática terapêutica que une cultura, movimento e saúde, proporcionando momentos de alegria, descontração e cuidado para a terceira idade e para toda a comunidade.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905