Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Timon adere à capoterapia em Unidades Básicas de Saúde

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), por meio do eMulti, instituiu a capoterapia em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Timon, Maranhão. É uma terapia corporal inspirada em movimentos, músicas e gestos da capoeira, a atividade é ideal para diferentes públicos, principalmente da terceira idade, pois não requer grande esforço físico e melhora as condições de sono e humor.

Instituída em Timon neste ano, a capoterapia é oferecida, atualmente, em três UBSs do município: Boa Vista, Parque União e UBS Lions Parque União. Os profissionais são qualificados e possuem formação em Educação Física e capoeira.

A atividade está dentro dos exercícios terapêuticos e educação física. É uma dinâmica que utiliza instrumentos como berimbau, cantos, coreografias, movimentos adaptados para a execução segura dos alunos. De acordo com o professor Fábio Sousa, os benefícios são múltiplos para quem participa.

“Os idosos que praticam a capoterapia apresentam mais disposição, porque a atividade auxilia na coordenação motora. A música relaxa, é uma junção positiva de movimento e arte que contribui para a socialização e memória de quem pratica”, afirma o educador físico.

“Em Timon, há 20 anos, existe um grupo assistido pela Secretaria de Saúde, por meio dos educadores físicos na Atenção Básica. A eMulti busca instituir a plena integridade do cuidado físico e mental aos usuários do Sistema Único de Saúde [SUS]”, afirma a coordenadora do eMulti, Andersandra Costa.

O eMulti é um programa lançado em maio pelo Governo Federal para custear e implantar equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde, incluindo uma organização composta por equipes variadas. Entre elas: arte e educação, terapia ocupacional e profissionais de educação física. A capoterapia é uma das atividades que faz parte do programa e que foi aderida pela Secretaria de Saúde de Timon.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905