Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Gestão estadual do SUS cria o Centro de Inteligência Estratégica

Publicado

em

Representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) se reuniram com os técnicos do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) onde foi discutida a implantação do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (Cieges) no Piauí. O objetivo desta iniciativa é integrar, por meio da interoperabilidade dos sistemas de informação, dados e informações em saúde consolidados, através de painéis dinâmicos e individualizados.

O Cieges busca apoiar a construção de uma inteligência gestora estadual, construindo conhecimento por meio da informação gerada a partir dos dados, visando facilitar o acesso a um conjunto de informações para subsidiar a tomada de decisão e a consulta de dados.

Com o Cieges, os gestores estaduais poderão acompanhar, monitorar e avaliar a rede de saúde de forma georreferenciada em tempo real, possibilitando a prevenção e minimização de danos à saúde pública, melhorando o bem-estar da população e proporcionando cuidados personalizados e de qualidade.

A implementação do projeto tem como metas alcançar a gestão por resultados, tomando decisões fundamentadas em evidências através da efetiva integração de vários sistemas de informação, como os das áreas de planejamento, orçamento, finanças e sistemas de informação em saúde.

Esse projeto busca fortalecer a cooperação técnica entre o Conass, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Sesapi, com o objetivo de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o SUS, respeitando as distintas realidades locais.

Segundo o superintendente de Gestão Administrativa, Jefferson Campelo, a criação do Centro de Inteligência e Informações Estratégicas na Sesapi proporcionará uma maior transparência para toda a sociedade, além de subsidiar as decisões dos gestores de forma ágil e precisa.

“Com a adesão ao projeto Cieges, a Sesapi demonstra otimismo em trabalhar o planejamento em saúde visando à gestão de futuro, a gestão por resultados, utilizando dados e informações para embasar suas decisões e operacionalizar seus trabalhos”, explica o superintendente.

Edvone Benevides, assessora-técnica da Diretoria de Planejamento (DUP), destaca que o centro de inteligência busca integrar as bases de dados existentes, incluindo os dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde.“Bem como dados de secretarias estaduais e municipais, através de painéis dinâmicos e sistemas de georreferenciamento”, declarou a assessora.

O próximo encontro com Conass será presencial e acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905