Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Semec de Teresina implementa programa sobre saúde mental

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação (Semec), por meio da Divisão de Assistência ao Educando (DAE), vai expandir o projeto “Laço Amarelo” para toda a Rede Municipal de Ensino nos próximos meses. A unidade de teste do projeto foi a Escola Municipal Professor Ubiraci Carvalho, na zona Sudeste de Teresina, no período de setembro a dezembro de 2022.

O projeto foi idealizado pela psicóloga Geysa Rodrigues, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), e é aplicado pela equipe técnica da DAE (Serviço Social e Psicologia). A iniciativa atende estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, junto à comunidade escolar em que estão inseridos e seus respectivos responsáveis legais.

A metodologia adotada será composta por oficinas, palestras e dinâmicas, produção de material didático com orientações sobre o tema e comunicação integrada com a Rede de Atenção Psicossocial do Sistema Único de Saúde (SUS). Os objetivos são promover a saúde mental dos estudantes e da comunidade escolar, desmistificar estigmas e desinformação sobre depressão, ansiedade e transtornos de ordem psicológica, prevenção ao bullying e à automutilação.

O projeto teve continuidade a partir de abril, na unidade teste do ano passado, E. M.  Ubiraçi Carvalho. Na primeira experiência, os dados obtidos pela DAE demonstram que quase 250 estudantes foram contemplados pelo projeto em um período de 4 meses. Na segunda experiência, até o momento, cerca de 200 alunos foram atendidos em igual período de tempo.

Segundo a coordenadora do DAE, Luma Pires, é esperado que o projeto obtenha um resultado gradual de redução nos índices de transtornos psicológicos e depressivos nos estudantes conforme o projeto for ampliado. “Esse acompanhamento da psicologia escolar não é realizado como atendimento individual, é voltado a orientações, atividades socioeducativas. O resultado tem sido muito positivo, porque não envolve só alunos da Rede, mas também toda a família, os pais, os responsáveis legais e a equipe escolar. O levantamento a gente faz de forma anual, e o saldo é positivo”, afirma ela.

Luma acrescenta que o Laço Amarelo ocorre paralelamente com outro projeto de ordem e objetivos semelhantes, o subsequente ‘Fortalecendo o Laço’, implementado inicialmente na Escola Municipal Monteiro Lobato, depois levado para a Escola Municipal Nossa Senhora da Paz, e em breve também em toda a rede de ensino municipal.

Fonte: Ascom Semec

Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905