Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

OUVIDORIA. Povo tá fazendo é fila para elogiar o Governo Rafael

Publicado

em

Considerada uma ponte entre o poder público e os cidadãos, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) é um serviço aberto para o acolhimento dos diversos tipos de manifestações, que são denúncias, sugestões, reclamações, solicitações e elogios. Nesse sentido, a OGE-PI constatou que, no período de janeiro a 20 de junho deste ano, foram registradas 261 manifestações do tipo elogio, sendo 209 destinadas diretamente ao Governo do Piauí e aos órgãos da gestão estadual. Ressalta-se que esses elogios têm como canais de entrada: Atendimento presencial, Disque 162, e-mail, WhatsApp e plataforma Fala BR.

No que diz respeito aos elogios no campo da ouvidoria, entende-se que se configuram como uma forma positiva de promover o sentimento de satisfação, contribuindo para qualificar cada vez mais os serviços públicos ofertados à população. Reconhecer o esforço e o compromisso da gestão pública é uma forma de demonstrar para os gestores, órgãos e instituições que seu trabalho tem gerado bons resultados e atendido às expectativas dos cidadãos.

Com o início do funcionamento em 2007, a Ouvidoria Geral do Estado mantém um canal de diálogo aberto com a população, constituindo-se como um instrumento de cidadania, participação e controle social. “As manifestações são acolhidas na OGE, que faz o trabalho de registro, triagem, encaminhamento, supervisão e monitoramento”, explica Raimundo Dutra, ouvidor-geral do Estado.

Falar com a Ouvidoria não é sinônimo exclusivo de reclamação, e muitas pessoas também têm usado o canal para elogiar o Governo do Estado. Raimundo Dutra lembra ainda que os atendentes de OGE devem ter empatia, respeito e escutar pacientemente quem procura o serviço. Para isso, todos os colaboradores, principalmente atendentes, participam constantemente de cursos e eventos de formação. Isso reflete no serviço prestado pela equipe da Ouvidoria Geral do Estado.

Uma cidadã teve o carro apreendido e utilizou um dos canais de atendimento da OGE para fazer uma manifestação. A Ouvidoria realizou o registro e fez o encaminhamento para o órgão responsável pelo assunto, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran). Mesmo tendo que percorrer todo o processo burocrático comum, é necessário, para encontrar a solução da demanda, ela ainda encontrou um tempo para elogiar a postura, agilidade e a educação dos atendentes.

“Quero deixar aqui meu agradecimento à equipe da Ouvidoria do Estado do Piauí como também deixar registrada minha satisfação com o atendimento da Ouvidoria do Detran. O local teve um atendimento atencioso, prestativo e resolutivo em relação à minha demanda”, comentou a usuária.

Esse é um dos exemplos de vários casos que estão registrados na base de dados da OGE e que ajudam o órgão a compor um diagnóstico sobre um dos gestos que promove motivação para o trabalho e para a busca de melhorias: o elogio. “Esses exemplos de participação do cidadão são formas de estimular a gestão pública a procurar sempre desenvolver o seu papel de maneira que contemple os anseios da população, atendendo bem e prestando os serviços com boa qualidade”, disse Dutra.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ENTRE NO NOSSO GRUPO SELETO NO TELEGRAM. RECEBA NOTÍCIAS EXCLUSIVAS E DÊ SUGESTÃO DE PAUTAS. É GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA FAMÍLIA WALCYVIEIRA.COM

Fonte: Ascom / Repórter: Vinicius Vainner

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905