Connect with us
Banner Doação

Entretenimento

‘Do nada’ Pranchinha reúne uma multidão em Teresina. Ô povo pra gostar de folia!

Publicado

em

Quem acompanha as redes sociais da Prefeitura Municipal de Teresina (PMT) e da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) já sabia da novidade, porém, muitos que estavam praticando exercícios na avenida Raul Lopes, na zona Leste da capital, foram pegos de surpresa com um veículo semelhante aos famosos trios elétricos, conduzindo banda Amuleto com o seu amplo repertório de axé. O Projeto Pranchinha, que na semana passada ocorreu como forma de experimento, mostrou que veio para ficar, pois o público presente foi ao delírio, e o que não faltaram foram os elogios daqueles que domingo (22), começaram a entrar no ritmo do Carnaval 2023, que este ano vem repleto de novidades.

Presente no evento que antecede a Folia de Momo, Ênio Portela, presidente da FMC, disse que esse projeto seguirá por todos os domingos que antecedem o maior Corso do mundo, que este ano será realizado no dia 11 de fevereiro, também na avenida Raul Lopes, porém, com algumas adequações que prometem animar e chamar a atenção dos foliões teresinenses, que há anos cobravam novidades no evento. O presidente da fundação confessa que, apesar de saber da paixão do público local pelos trios elétricos, ele não esperava pela multidão que compareceu para acompanhar a primeira edição da Pranchinha.

“Quando assumiu a gestão, o prefeito Dr. Pessoa ouviu os teresinenses e logo decidiu que no primeiro Carnaval, após o momento pandêmico, Teresina ganharia um Carnaval que agradasse aos foliões, por isso, ainda no ano passado, reunimos os técnicos da FMC, e juntos com o Palácio da Cidade, começamos a montar as estratégias. Entre as mudanças está a Pranchinha que, a partir de agora, é impossível ser retirada da programação carnavalesca, porém, outras novidades serão anunciadas em breve”, confirma Ênio Portela, lembrando ainda que este ano o Carnaval de Teresina tem o maior investimento da história da cidade.

Público aprovou

Entre os foliões da Pranchinha estava a contadora Deurilane Damasceno. Ela disse está feliz com o trabalho que a prefeitura vem fazendo no setor cultural, pois notou que nos eventos é comum um grande número de trabalhadores autônomos, e isso, segundo ela, ajuda a movimentar a economia local. Ela também citou que a gestão segue dando exemplo na contratação de artistas locais, pois Teresina e o Piauí têm inúmeros talentos que ainda estão longe do olhar do grande público e careciam de espaços como os que têm atualmente.

“Muita gente pensa que investir dinheiro no Carnaval é dinheiro jogado fora, mas quem trabalha com números, sabe muito bem o que um evento grandioso trás de receita para a cidade, além de gerar emprego para inúmeras pessoas, principalmente para aquelas que estão fora do mercado de trabalho e optam por atuarem na informalidade. Outra observação são os shows com os talentos locais, lembro que antes era impossível se lotar um grande espaço só com essa classe, sendo que hoje a gente vê eventos como o Cajuína, reunindo milhares de teresinenses assistindo shows de teresinenses”, comenta Deurilane Damasceno.

Geração de renda

Enquanto muitos se divertiam, Augusto Filho estava ao lado do filho empurrando um carrinho de mão contendo um isopor cheio de cervejas, água e refrigerante. Ele conta que até do final da Pranchinha já tinha apurado cerca de 500 reais, dinheiro que, segundo ele, chega em uma boa hora. Augusto falou ainda do retorno do Carnaval e sobre a sua expectativa a respeito das festividades, que prometem ser grandiosas em público e em renda para os vendedores ambulantes.

“Estamos há dois anos sem Carnaval, foram dois anos de sofrimento, sem poder levar o sustento para minha casa e agora com os eventos promovidos pela prefeitura, a gente pode organizar as contas e dar um conforto melhor para a família. Só temos a agradecer ao prefeito Dr. Pessoa por honrar o compromisso que ele fez com os empreendedores desta cidade”, disse Augusto Filho, afirmando que já está preparado para os outros domingos de Pranchinha e Corso.

O Pranchinha é um evento gratuito e ocorrerá até o domingo que antecede o Corso, sempre iniciando às 16h30, nas proximidades da avenida Jockey Clube, seguindo pela avenida Raul Lopes, até o Complexo Turístico Mirante da Ponte Estaiada.

Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905