Coronavírus
Com o povo vacinado, Covid virou gripezinha. Só de 5 a 10 dias afastado

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) orienta sobre afastamentos em casos de pessoas com Covid, conforme a Nota Técnica Nº 14/2022, do Ministério da Saúde. O afastamento pode ser de 5, 7 ou 10 dias de acordo com as condições clínicas do paciente.
Considera-se dia zero (0) o dia do início dos sintomas da doença, e o dia 1 é o primeiro dia completo após o início dos sintomas (24 horas). De acordo com a nota técnica, o isolamento se faz necessário quando a pessoa apresentar, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos.
O isolamento do doente é por 7 dias para as pessoas com quadro de síndrome gripal (SG) leve com confirmação para covid-19 por exames, ou que ainda não coletaram amostra biológica para investigação. O isolamento domiciliar é imediato e poderá ser suspenso no 7º dia completo do início dos sintomas se estiver sem febre e sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e sem sintomas respiratórios. A pessoa deve usar máscara por 10 dias.
A duração do isolamento cai para 5 dias para as pessoas que realizaram testagem em serviço de saúde e que no 5º dia completo do início dos sintomas apresentarem resultado de teste de biologia molecular não detectável ou não reagente para TR-Ag e que permaneça sem febre, sem o uso de medicamentos antitérmicos há pelo menos 24 horas e com diminuição dos sintomas respiratórios.
O afastamento deve ser prorrogado para 10 dias se a pessoa permanecer sem melhora dos sintomas respiratórios ou tiver febre até o 7º dia após o início dos sintomas ou se apresentar novo exame positivo para SARS-CoV-2, realizado a partir do 5º dia do início dos sintomas.
Os casos assintomáticos confirmados em laboratório para covid-19 devem iniciar o isolamento respiratório domiciliar imediatamente e poderá ser suspenso no 7º dia completo, após a data da coleta da amostra, sem a necessidade de realizar novo teste, desde que permaneçam assintomáticos durante todo o período.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, explica que a necessidade de afastamento é uma medida de saúde pública. “Visa proteger a população e evitar a disseminação de doenças contagiosas, como a Covid. Também é essencial o uso de máscara facial e a lavagem das mãos”, orienta.
-
Polícia4 meses atrás
Estupro de vulnerável dentro da UPA de Timon. Tá demais, governador!
-
Política5 meses atrás
Escândalo no Alaríco Pacheco, em Timon. ‘Você veio se tratar indicada por quem?’
-
Polícia4 dias atrás
Homem surta, PMs são acionados, fazem pouco caso e ele some
-
Polícia3 meses atrás
Turistas morreram na praia por causa de som alto. Já tem 2 presos
-
Polícia6 meses atrás
‘Caso lágrimas de Shiva’. Câmara de Pastos Bons manda o caso para Comissão de Ética
-
Polícia10 meses atrás
Laudo aponta que criança morta em ritual de umbanda não estava grávida
-
Polícia6 meses atrás
URGENTE. 90 presos do PCC tentam fuga na Casa de Custódia
-
Política6 meses atrás
Buriti Bravo. Juíza dá despacho sugerindo que ex prefeito devolva o dinheiro