Geral
Gestores do Piauí participam de reunião do Conselho Nacional de Secretários da Justiça em Brasília
Os gestores da área de Justiça do estado do Piauí marcaram presença na 4ª Reunião Ordinária e 3ª Reunião Conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej), que aconteceu em Brasília desde segunda-feira (4). O evento, realizado na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública, reuniu representantes de todo o país em prol do aprimoramento do sistema penitenciário brasileiro.
O secretário da Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto, e o subsecretário coronel Sousa Filho, desembarcaram na capital federal para participar dessa importante reunião que teve início com uma série de visitas na segunda-feira (4). Durante o primeiro dia, os gestores piauienses conheceram o Projeto Reintegro, o Complexo Penitenciário da Papuda e a Penitenciária Federal de Brasília, buscando insights e melhores práticas que possam ser aplicados em seu estado.
A terça-feira (5) foi marcada pela 3ª Reunião Conjunta do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) e Consej, com a ilustre participação do ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Durante essa reunião conjunta, foram discutidas políticas e estratégias essenciais para a melhoria do sistema penitenciário no país.
O evento prosseguiu com a premiação do Selo das Unidades Prisionais e debates cruciais, tais como a implementação da política de câmeras corporais e a análise da política antimanicomial. Outros temas em pauta incluíram a importância das equipes multidisciplinares na monitoração eletrônica e a tecnologia para controle biométrico, demonstrando o compromisso dos gestores piauienses com a modernização e eficiência do sistema.
Nesta quarta-feira (6), último dia do evento, os gestores abordarão tópicos relevantes como a padronização da identidade visual da Polícia Penal, a comercialização de itens produzidos dentro do sistema penitenciário e a gratuidade obrigatória do Sistema “S” (Senai, Senac, Senar) destinada a presos e egressos. Além disso, serão discutidas questões relacionadas à utilização de mão de obra carcerária, o controle do cárcere e a redução dos índices de criminalidade, bem como o Programa Recomeçar – Agricultura para ressocialização e a utilização de body cams no Sistema Prisional.
O evento visa promover o diálogo e o intercâmbio de informações entre os representantes das unidades federativas na área da Justiça, contribuindo para mudanças, evolução e aprimoramento do sistema penitenciário em todo o país e, consequentemente, para a segurança nacional. A participação ativa dos gestores do Piauí demonstra o compromisso do estado em buscar soluções eficazes para os desafios enfrentados no âmbito da justiça e da administração penitenciária.
Fonte: Ascom/Repórter: Nadjha Santana
-
Polícia6 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Polícia5 horas atrás
Retiraram PMs de Matões após derrota da oposição. Só ficaram 3
-
Geral5 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral4 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral20 horas atrás
Ferdinando, Nonatinho e Alex com o ministro Juscelino em Brasília
-
Geral4 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões
-
Geral20 horas atrás
Governador Rafael assina Pactos de Políticas Públicas pelo Piauí