Siga, Curta, Compartilhe:

Vídeos

Rafael conhece tecnologias inovadoras para segurança pública. Vídeo!

Publicado

em

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (vídeo acima), se reuniu, nesta terça-feira (4), com representantes do Ministério do Interior da Estônia, que cuida da segurança pública e do registro dos cidadãos no país. Ele conheceu a tecnologia que facilita o acesso aos serviços públicos e auxilia a segurança do país, referência em tecnologias inovadoras para proteção dos cidadãos.

Rafael lembrou que o Piauí implementa ações que utilizam a tecnologia como ferramenta para identificação dos cidadãos por meio digital, via biometria. “Estamos avançando nesse mesmo caminho no Piauí. Já iniciamos o processo de implantação da identidade digital, um modelo semelhante ao que conhecemos durante reunião que tivemos, hoje, no Ministério do Interior da Estônia. Estamos trabalhando para incorporar as melhores práticas deste país, unificar dados para permitir a integração dos órgãos e o acesso rápido e seguro aos serviços públicos”, ressalta Rafael Fonteles.

O governador disse que os resultados obtidos na Estônia em função dessa sistemática digital são impressionantes, o que reforça a diretriz principal de fazer o registro único dos cidadãos do Piauí com a biometria para que, a partir daí, se tenha toda a base de dados da população e poder integrar, obviamente, com a segurança dos dados que são necessários.

Segundo Rafael, a sistemática digital utilizada na Estônia será aplicada no Piauí para a integração de todos os órgãos do governo, como segurança pública, saúde, educação, assistência social, possibilitando a prestação de um serviço muito melhor e mais seguro para a sociedade.

O Ministério do Interior da Estônia é responsável por garantir a ordem pública e a segurança interna; guardar e proteger a fronteira do estado e assegurar o regime fronteiriço. Cabe ainda ao órgão a coordenação de questões de cidadania e migração, bem como assuntos relacionados a estatísticas populacionais e vitais.

A pasta também apoia o desenvolvimento da sociedade civil, bem como do voluntariado e associações religiosas. Os temas abordados no encontro com o governador Rafael Fonteles e demais integrantes da comitiva piauiense na Estônia foram: Visão geral do Ministério do Interior, X-Road (X-Via); Registro de população, gestão de dados; identidade digital única e serviços públicos online.

Fonte: CCom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905