Siga, Curta, Compartilhe:

Política

Rafael faz ‘os olhos do mundo’ se voltarem para o hidrogênio verde do Piauí

Publicado

em

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, afirmou, nesta quinta-feira (15/06/2023), durante palestra no Financial Times Hydrogen Summit, em Londres, que o Piauí tem grande potencial como produtor e exportador de hidrogênio verde, com possibilidade de ser destaque mundial na produção do combustível limpo.

O evento foi organizado pelo Financial Times, o mais influente jornal de economia e negócios do Reino Unido, com o objetivo de discutir um dos grandes desafios da atualidade, que é a transição energética e a produção de hidrogênio verde. É um dos maiores eventos globais do setor.

O encontro que o governador do Piauí participou foi mediado pelo jornalista e escritor inglês Geoff Dyer e reuniu cerca de 200 pessoas, entre executivos de grandes empresas do setor energético, investidores e formuladores de políticas, que lideram a inovação em hidrogênio.

Na oportunidade, Rafael reforçou que o Piauí, além de ser referência na produção de energias eólica e solar, tem recursos hídricos em abundância e posição geográfica estratégica. “Falei a eles sobre o potencial, as vantagens competitivas e como nosso estado reúne as melhores condições para ser um dos maiores produtores e exportadores de hidrogênio verde do mundo”, disse Fonteles.

Após a palestra, o governado foi entrevistado pela jornalista e pesquisadora na área de transição energética da Argus Media, Pamela Machado. “Afirmei que temos as condições de nos tornarmos o maior exportador de hidrogênio verde das Américas”, disse o gestor. “A Argus Media é uma agência de reportagens especializada em economia e mercado. A nossa entrevista ao veículo é uma oportunidade de contato com investidores, empresas e stakeholders no setor de energia e de transporte e comércio de commodities”, acrescentou Rafael.

O governador também esteve reunido com Kajsa Ryttberg-Wallgren, vice-presidente executiva da H2 Green Steel, empresa sueca que está construindo a primeira usina de produção de aço verde no mundo. Prevista para entrar em funcionamento em 2025, a fábrica precisará de hidrogênio verde como combustível e o Piauí pode ser exportador do produto.

A usina da H2 Green na cidade de Boden, na Suécia, será visitada por Rafael e sua comitiva nesta sexta-feira (16).

Ainda nesta quinta, o governador teve um encontro bilateral com Diep Nguyen-van Houtte, executiva sênior para Inovação e Desenvolvimento Empresarial da International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ENTRE NO NOSSO GRUPO SELETO NO TELEGRAM. RECEBA NOTÍCIAS EXCLUSIVAS E DÊ SUGESTÃO DE PAUTAS. É GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA FAMÍLIA WALCYVIEIRA.COM

Fonte: CCom / Repórter: Robert Pedrosa

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905