Siga, Curta, Compartilhe:

Política

No maior porto da Alemanha, Rafael assina memorando pra operações em Luís Correia

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles iniciou a terça-feira (13/06/2023) com visita técnica ao Porto de Hamburgo, maior porto da Alemanha e um dos maiores da Europa. Ele se reuniu com representantes da Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA), empresa líder em logística na Europa, e trafegou de barco ao longo do rio Elba, para conhecer as instalações do porto alemão.

A reunião inicial aconteceu por intermédio da Hamburg Port Consulting (HPC), empresa vinculada à HHLA responsável pela consultoria para a construção de diversos itens no porto, especialmente os que são usados para o transporte e armazenamento de energias renováveis e do hidrogênio verde. O governador e sua comitiva foram recepcionados pelo gerente de excelência em sustentabilidade da HPC, Patrick Specht.

“Um encontro engrandecedor, que nos ensinou bastante. Conversamos a respeito de parcerias, estratégias e outros pontos que pretendemos levar ao Piauí, de forma a desenvolvê-lo, gerar emprego e renda, além de oficializar o nosso estado como um grande centro portuário e destaque na produção de hidrogênio verde no Brasil”, disse o governador por meio das redes sociais.

Também participaram da agenda o conselheiro da Embaixada do Brasil na Alemanha, Leandro Moll, e o cônsul honorário do Brasil Jan Curschmann. O cônsul, inclusive, exaltou a ida do governador à Alemanha para conhecer o trabalho realizado no país e disse acreditar em uma revolução no estado do Piauí.

Após a reunião, o governador trafegou de barco ao longo do Porto de Hamburgo. “Uma experiência incrível conhecer a toda essa infraestrutura portuária gigantesca, especialmente a área voltada ao hidrogênio verde. Aqui, pudemos aprender muito sobre o transporte, os desafios, o armazenamento e o uso deste que é o combustível do futuro”, destacou. Acompanharam o governador durante a visita ao porto duas lideranças portuárias vinculadas à Hamburg Port Authority (HPA): Holger Klaassen e Ingo Fehrs.

Ao final da travessia de barco pelo porto, o governador se reuniu com representantes da Mabanaft Deutschland GmbH & Co. KG, empresa responsável pela construção do primeiro terminal de amônia da Alemanha. No encontro, foram discutidos planos, estratégias e a possível contribuição do Piauí com o fornecimento de amônia à empresa. Recepcionaram o governador na reunião Philipp Kroepels e Lars Wittenberg.

“A empresa Mabanaft é uma referência na Europa em armazenagem, importação e exportação de combustível líquido. Certamente será um parceiro muito importante nessa nova indústria da economia verde e o Piauí será um grande protagonista nesse novo mercado”, disse Rafael Fonteles.

Logo após, o governador e sua comitiva se reuniram com representantes da empresa Oldendorff Carriers GmbH & Co. KG, a maior empresa de graneiros da Alemanha, expert no transhipment, operação de transferência de mercadoria de uma embarcação menor para um grande navio em alto mar. Com a empresa foi assinado um memorando de entendimento para estudos envolvendo operações no Porto de Luís Correia.

“Essa empresa é a maior da Alemanha no transporte por navios e tem uma tecnologia muito importante para o Porto de Luís Correia, o transhipment, que pode viabilizar uma série de operações de grãos e minério de ferro no nosso porto com pequenas e grandes embarcações”, disse Rafael Fonteles. Recepcionaram o governador e comitiva os representantes Henning Oldendorff, Marco Möller, Johannes Babendererde e Leandro Godoy.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ENTRE NO NOSSO GRUPO SELETO NO TELEGRAM. RECEBA NOTÍCIAS EXCLUSIVAS E DÊ SUGESTÃO DE PAUTAS. É GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA FAMÍLIA WALCYVIEIRA.COM

Fonte: CCom / Repórter: Klayton Gomes

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905