Siga, Curta, Compartilhe:

Política

Governadores. Nordeste unido. Energias renováveis, combate à fome

Publicado

em

A geração de energias renováveis na Região Nordeste foi uma das principais pautas da Assembleia-Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), realizado na tarde desta sexta-feira (28/04/2023), no Centro de Convenções de João Pessoa (PB).

A inclusão dos estados nordestinos na formulação do Plano Plurianual do Governo Federal (PPA) e ações de combate à fome também estiveram na pauta do encontro. O evento reuniu os nove governadores do Nordeste. Os ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, participaram.

Wellington Dias apresentou aos governadores a proposta de um pacto para eliminar a fome no Nordeste até 2030. A ideia é que, paralelamente ao Bolsa Família, seja executado um programa de inclusão socioeconômica para inserir brasileiros em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho. O objetivo é reduzir progressivamente a dependência do Bolsa Família, trocando o cartão do benefício pela carteira de trabalho assinada.

O governador piauiense Rafael Fonteles destacou a produção do Piauí na área de energias renováveis e defendeu que os governadores do Nordeste solicitem ao presidente Lula uma Medida Provisória (MP) para os leilões das linhas de transmissão, com o aumento dos prazos de construção dos linhões.

Pela manhã, os governadores discutiram a proposta da Reforma Tributária com o presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira; e o relator da matéria, deputado Aguinaldo Ribeiro; e grupo de trabalho sobre a proposta.

NORDESTE UNIDO E MAIS FORTE 

Na parte da tarde, os governadores discutiram ainda a participação dos estados na elaboração do Plano Plurianual da União (PPA), principal instrumento de planejamento governamental de médio prazo, que define diretrizes, objetivos e metas, com o propósito de viabilizar a implementação de seus programas.

A proposta é mobilizar cada vez mais os estados, permitindo que estes apontem suas prioridades a partir de plenárias que ocorrerão presencialmente ou por meio eletrônico. Os governadores pregaram a ideia de união e integração entre os estados do Nordeste para fortalecer a região na interlocução com o governo federal.

Por meio das redes sociais, vários governadores manifestaram essa ideia. “Nordeste cada vez mais unido, forte e com lugar de destaque no cenário nacional”, escreveu Rafael Fonteles em uma das postagens sobre o evento. João Azevêdo, da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, postou “O Nordeste cresce unido e cada vez mais forte”; e Elmano de Freitas, do Ceará, escreveu “Nordeste unido e forte”!

Fonte: CCom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905