Política
Rubens Vieira pede Centro de Referência e neuropediatras em Parnaíba
Após se reunir com a Associação de Pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento e seus familiares (UNIMULTI), em Parnaíba (PI) e ouvir as necessidades da Associação dos Amigos de Autistas do Piauí (AMA) e da APAE, o deputado Rubens Vieira (PT – foto acima), apresentou requerimentos na sessão plenária desta segunda-feira (27), solicitando a criação de um Centro de Referência para Pessoa com Transtorno de Neurodesenvolvimento na cidade de Parnaíba e também, a inclusão em caráter emergencial de consultas com neuropediatras no programa Saúde em Dia, do Governo do Estado do Piauí.
“O Centro de Referência deve contar com estrutura totalmente adaptada, espaços lúdicos e equipe multiprofissional atuando nas áreas de neuropediatria, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, educação física, terapia ocupacional e serviço social, já a consulta com neuropediatra pelo programa Saúde em Dia, justifico a minha solicitação devido à luta das famílias com o alto valor cobrado nas clínicas privadas que gira em torno de setecentos reais, o que, se torna quase inviável devido à baixa renda, dificultando assim a obtenção de um diagnóstico aos pacientes com suspeita”, explicou Rubens Vieira.
Sobre o tema é importante destacar o esforço do Governo do Estado na promoção e efetivação de políticas públicas para a pessoa com deficiência, especialmente daquelas com transtorno no neurodesenvolvimento. Através da Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, o Governo já realizou exitosos projetos na área, a exemplo da criação do Centro de Referência à Criança com Autismo, em Luzilândia.
“Procurei dialogar com associações, representantes de pessoas com transtorno de neurodesenvolvimento e sociedade, com o intuito de incrementar as soluções para efetivarmos as políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência. Em todos os encontros é unânime o pedido para que o Governo do Estado crie um Centro de Referência para Pessoa com Transtorno de Neurodesenvolvimento na cidade de Parnaíba, que possui quase 500 crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a busca por tratamento em Teresina ou Luzilândia, torna o processo ainda mais caro”, enfatizou.
O Centro contemplará o atendimento aos diversos transtornos que afetam o desenvolvimento neurológico e comportamental, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Síndrome de Asperger, o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), entre outros. Cada uma dessas condições apresenta características específicas e requer um tratamento adequado e personalizado.
O parlamentar finalizou lembrando que um centro de referência para atendimento de pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento (TND) é de grande importância por oferecer uma abordagem especializada e multidisciplinar para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dessas condições.
Fonte: Ascom
-
Entretenimento2 dias atrás
Cláudia, Grandão e Nonatinho no jantar dos eleitos de Juscelino Filho
-
Política7 dias atrás
Senador, ex ministro de Bolsonaro, incita PMs ao crime no Piauí
-
Geral7 dias atrás
Quem quer leite de graça, levanta a mão! Siô esse Rafael é pancada!
-
Polícia2 dias atrás
Bombeiros negligenciam fogo em Nazária. Tá destruindo tudo!
-
Geral2 dias atrás
Médicos do Saúde Digital já estão disponíveis em todo o Piauí
-
Polícia3 dias atrás
Socorro, o fogo tá destruindo a mata dos Pilões em Nazária!
-
Geral17 horas atrás
Governo do Rafael trabalha feito um condenado no mega campus da Uespi
-
Política1 dia atrás
Rafael, o fenômeno do Piauí! Testado e aprovado!