• Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Coronavírus
  • Login
Upgrade
Walcy Vieira
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Coronavírus
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Coronavírus
No Result
View All Result
Walcy Vieira
No Result
View All Result
Home Política

STJ anula decisão do TJ-PI e manda Ari Azevedo pra casa

by Walcy Vieira
25 de julho de 2020
in Política
0
STJ anula decisão do TJ-PI e manda Ari Azevedo pra casa
Share on FacebookShare on Twitter

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio Noronha, anulou decisão do Tribunal de Justiça do Piauí e determinou que o jornalista Arimatéia Azevedo cumpra prisão domiciliar, no processo que responde sobre suposta prática de crime de extorsão.

Arimatéia estava em prisão domiciliar, por ter comorbidades e o risco de contágio pelo Covid 19. No entanto, o TJ do Piauí, mesmo com as investigações findadas, Arimatéia tendo profissão e residência definida, determinou, em plena pandemia, que Azevedo fosse remetido ao sistema prisional.

Ainda neste sábado (25/07), Ari deverá voltar para casa.

ENTENDA O CASO

A Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí ignorou a medida que atenta contra a liberdade de expressão e, nesta quarta-feira (22), decidiu manter o jornalista Arimateia Azevedo preso e não mais em casa e sim em presídio, em mais um capítulo da perseguição imposta ao diretor do Portal AZ, reconhecido pela coragem de denunciar malfeitorias de poderosos, na política, na polícia e na Justiça.

O relator, desembargador Joaquim Santana, votou pela manutenção da prisão domiciliar, o que já vinha sendo considerada uma violência desproporcional, mas os outros dois desembargadores votaram pela transferência do jornalista, cuja pena é tão temida, para o regime fechado.

A decisão ignora que o jornalista, septuagenário, é portador de várias comorbidades e faz parte do grupo de risco de contaminação por Covid-19. Além da prisão, a censura imposta ao jornalista, há quase 40 dias, constitui a garantia aos poderosos de que não serão incomodados por suas denúncias.

O pretexto para a prisão de Arimateia Azevedo se apoia exclusivamente na palavra de um cirurgião plástico acusado de erro médico, Alexandre Andrade, que teria procurado o jornalista para evitar publicações sobre sobre seu caso. Ele é acusado de provocar danos para uma paciente, quase causando a morte dela.

Um jornalista desassombrado

Arimatéia Azevedo tem cerca de 50 anos deles dedicado ao jornalismo investigativo, sempre denunciando criminosos da política, da polícia e da justiça.

Em 1987, denunciou o crime organizado no Piauí, comandando pelo então coronel Correia Lima, da PM. Ele teve que se refugiar em Brasília para não ser morto. A sua denúncia só foi investigada somente 12 anos depois, pela Polícia Federal, do Ministério Público Federal e Justiça Federal, resultando no desbaratamento da quadrilha e na prisão e condenação de vários criminosos, inclusive o coronel Correia Lima.

GRANDE REPERCUSSÃO

O CASO ARIMATÉIA AZEVEDO POR ZÓZIMO TAVARES

Afeito à síntese, não consegui ser breve. Mas vamos lá.

Treinado a acreditar nas instituições, até o último momento esperei que o Tribunal de Justiça do Piauí não referendasse a pantomina da prisão do jornalista Arimatéia Azevedo.

Por que a chamo de pantomima? Alguém conhece por aqui outro espetáculo armado em torno da prisão de um jornalista?

Outra: alguém já ouviu falar em mais alguém preso no Estado sob a acusação de extorsão?

A prisão

Pois é! O caso Arimatéia Azevedo começou pela prisão do investigado, sem que a ele tenha sido oferecida a mínima chance de defesa.

Então, só por essas, acreditei que o Tribunal de Justiça pudesse fazer o processo andar dentro do leito da tradição legal.

Mas havia ainda outros motivos que imaginei pudessem ser levados em conta pelos desembargadores da 2ª Câmara Criminal Especializada do TJ.

Um é que o acusado está preso há mais de 40 dias e o inquérito policial já foi encerrado.

Outro é que ele tem 50 anos de profissão, endereço fixo e não ofereceu qualquer dano ao processo.

E a Covid-19?

Além disso, há poucas semanas, a Justiça do Piauí mandou para casa quase 500 presos.

Tomou diligentemente a providência para tentar protegê-los do vírus mortal da Covid-19.

Diante de tudo isso, imaginei, então, que mandar soltar o jornalista ou mantê-lo em prisão domiciliar não seria qualquer privilégio.

Até porque ele se encontra no grupo de alto risco de contrair a Covid-19, seja pela idade, seja como portador de várias comorbidades.

Ao invés disso, porém, o Tribunal retrocedeu. Não relaxou a prisão e ainda mandou o jornalista de volta para a cadeia.

Ou seja, ele foi reconhecido pela Câmara Especializada como bandido de altíssima periculosidade, muito maior que a dos que a Justiça mandou soltar em massa, entre eles assassinos, assaltantes, traficantes e outros bandidos perigosos.

A decisão de ontem foi, portanto, antes de tudo, um ato de desumanidade.

Massacre

A Justiça do Piauí já pôs o jornalista na roda uma vez – há mais de dez anos, e não foi por extorsão – e ele só voltou a ter liberdade por decisão do Superior Tribunal de Justiça.

O que se faz com o jornalista Arimatéia Azevedo é, no fundo, uma intimidação a toda a categoria.

Mais que isso: é um embargo ao livre exercício da profissão, à Constituição do Brasil e à democracia.

O recado que fica para todos é um só: é bom evitar inimizade ou diferenças com os poderosos do Piauí. Só falar bem. De preferência, bajular. E bajular muito, chegando mesmo a babar. Caso contrário, segue a via crucis do Arimatéia Azevedo.

Justiça ou vingança?

A acusação criminal, para quem a suporta, é quase insuportável… E sempre deixa sequelas…

O que se intenta contra Arimatéia Azevedo não é apenas o assassinato da reputação moral e profissional de um dos jornalistas mais combativos do Brasil, mas o seu massacre psicológico e físico.

Cabe a indagação: estarão verdadeiramente operando a justiça ou apenas exercendo vingança pública para saciar o ódio de uma casta de intocáveis?

Que o jornalista Arimatéia Azevedo encontre forças para suportar com firmeza essa contrariedade e grave injustiça de sua vida!

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça!”

A injustiça é o sofrimento por causa da Justiça omissa ou usada indevidamente!

Apesar de tudo, a justiça, com todas as imperfeições que possa ter, é uma das instituições mais perfeitas, porque se faz em várias etapas e em momentos diversos, com a participação de diferentes julgadores.

No Caso Arimatéia Azevedo, a justiça será feita!

ABAIXO A NOTA PÚBLICA DO SINDICATO DOS JORNALISTAS

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí compreende que decisão judicial é para ser respeitada, mas não pode aceitar sem expressar preocupação e indignação a decisão tomada nesta data, 22 de julho de 2020, pelo Tribunal de Justiça do Estado, através da 2ª Câmara Criminal Especializada, de encarcerar em unidade prisional o jornalista Arimatéia Azevedo.


A não libertação do jornalista, bem assim a revogação da condição anterior de prisão domiciliar, se constituem em um precedente arriscado. Também representa risco à saúde do jornalista em um momento de pandemia do Covid-19, posto que Arimateia tem 67 anos de idade e comorbidades que o colocam no grupo de risco para a Covid-19.

O Tribunal decide pelo encarceramento do jornalista, que tem endereço fixo, profissão definida e não oferece qualquer embaraço às investigações, depois de mandar soltar 480 presos para cumprirem pena em regime domiciliar devido ao risco que os apenados corriam de contraírem Covid-19 nas prisões do Estado.
O Sindicato espera que tanto o Judiciário quanto a autoridade penitenciária do Piauí possam chegar a terno a fim de evitar que o jornalista seja exposto desnecessariamente a risco sanitário, enquanto a defesa faz a apelação a instância superior da Justiça.
Entendemos que, toda vez que um jornalista é perseguido e censurado, abre-se o precedente que mata a democracia.

Teresina, 22 de julho de 2020

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí

LIVE EM FAVOR DO JORNALISTA

Os jornalistas Toni Rodrigues (do portal tonirodrigues.com), Marcos Melo (do portal Política Dinâmica) e Walcy Vieira, participaram de live, na manhã desta quinta-feira (23/07), condenando a transferência de Arimatéia Azevedo da prisão domiciliar para o sistema prisional, em plena período de pandemia.

Azevedo tem residência e profissão definida, as investigações do processo que o acusa de extorsão já se encerraram (então Arimatéia não representa risco de interferência nas investigações), tem quase 70 anos e comorbidades, o que significa um risco de contaminação com o Covid.

Pior: Arimatéia Azevedo ainda não foi julgado, nem em primeira instância.

Pasmem: o mesmo Judiciário que mandou (sem julgamento) o jornalista para a prisão, determinou recentemente a soltura de mais de 400 presos do mesmo sistema prisional do Piauí, alegando risco de contaminação pelo Covid.

Dos presos liberados, estão muitos reincidentes, homicidas, latrocidas,  traficantes e até ex-fugitivos do sistema prisional; a grande maioria já condenados pelas práticas criminosas. Entre os desembargadores que votaram pela transferência do jornalista, consta até nome denunciado por Arimatéia Azevedo.

Tags: arimateia azevgedoDestaquesolto
Previous Post

As ‘coisas’ estão voltando ao normal. Veja o novo decreto!

Next Post

Fábrica para vacina da Covid já está pronta no Brasil

Walcy Vieira

Walcy Vieira

Related Posts

Política

Cajueiro da Praia: Comissão de Transição de Governo denuncia falta de acesso à gestão municipal

by Walcy Vieira
29 de dezembro de 2020
Política

Ajustes em Timon aconteceram por conta da crise e para cumprir a LRF

by Walcy Vieira
3 de dezembro de 2020
Política

O preço da arrogância de Firmino Filho

by Walcy Vieira
28 de novembro de 2020
Política

‘Esquema’ do lixo de Teresina envolve político e poluição do lençol freático

by Walcy Vieira
24 de novembro de 2020
Política

Desesperado, Firmino lança ‘pacote de bondades’. O golpe tá aí, cai quem quer!

by Walcy Vieira
18 de novembro de 2020
Next Post
Fábrica para vacina da Covid já está pronta no Brasil

Fábrica para vacina da Covid já está pronta no Brasil

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Premium Content

Se prepare servidor, tá chegando o dia do 13º salário

19 de agosto de 2020
Cachorro estraçalha e mata bebê dentro de casa

Cachorro estraçalha e mata bebê dentro de casa

31 de agosto de 2020
Isolamento faz aumentar brigas e separações de casais

Isolamento faz aumentar brigas e separações de casais

22 de julho de 2020

Browse by Category

  • Coronavírus
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Geral
  • Polícia
  • Política

Browse by Tags

assalto aulas brasil buscas casos Ciro nogueira combate comercio Coronavírus covid Destaque Destaque 2 Destaque 3 Destaque 4 esquema Explore Bali hgv lixo Market Stories mata morre morreu morte mortos numeros operação topique Pandemic piaui piauí Premium reabertura rejane dias setut shopping Stay Home stf teresina testes timon United Stated Vaccine vacina Work From Home Wuhan ônibus
Walcy Vieira

We bring you the best Premium WordPress Themes that perfect for news, magazine, personal blog, etc. Check our landing page for details.

Learn more

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Polícia
  • Política
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Vídeos
  • Coronavírus

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?