Siga, Curta, Compartilhe:

Política

Bandeirão que brilhou na posse de Lula foi criada no Piauí e adotada por Janja

Publicado

em

No meio do público que estava em Brasília para acompanhar a posse de Lula, uma grande bandeira do Brasil se destacou. Feita no Piauí, ela surgiu em um ato de campanha em Teresina, em agosto. Segundo um dos criadores, logo acabou chamando a atenção da primeira-dama Janja.

A bandeira tem 50 metros de comprimento e 15 metros de largura e foi uma ideia do advogado Marcelo Nolleto, um dos coordenadores da campanha do novo governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT). Ela foi feita para acompanhar uma outra bandeira do mesmo tamanho —só que do Piauí, que já rodava o estado na campanha do candidato petista ao governo local. “Eu e Rafael somos amigos de infância e quando estávamos na 8ª série fizemos uma bandeira gigante para os jogos escolares. É tradição lá até hoje, foi sucesso”, conta. No dia 3 de agosto, veio a “inauguração” da bandeira nacional: Lula esteve em Teresina e reuniu uma multidão estimada em mais de 40 mil pessoas. O então candidato a presidente não sabia da bandeira do Brasil –foi uma surpresa. “Eu falei apenas ao Ricardo Stuckert [fotógrafo do presidente] que ia abrir um bandeirão, para que ele ficasse atento para tirar a foto”, diz Marcelo.

“Quando abriram, o Lula não sabia. Quando ele viu, ficou encantado ao vê-la ‘viva’, caminhando de mão em mão. Já no hotel, a Janja chegou e disse: ‘quero levar essa bandeira com a gente’.”

O pedido da primeira-dama, conforme Marcelo, foi feito a Rafael Fonteles. A partir dali, a bandeira começou a circular em outros grandes atos da campanha. “Ela não quis esperar nem que a gente lavasse a bandeira, disse que queria levar do jeito que estava. Depois a vimos em Belo Horizonte, em São Paulo…”, diz Marcelo.

Marcelo não sabia que a bandeira seria usada ontem. “Eu estava com minha família almoçando e vendo a posse, e tinha acabado de sair uma postagem de um dos filhos do Bolsonaro reclamando que não tinha nenhuma bandeira do Brasil lá…De repente aparece a bandeira.”

Texto: Carlos Madeiro / UOL

Foto: Adriano Machado / Reuters

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905