Connect with us
Banner Doação

Política

Sem o orçamento de 2022 aprovado pelos vereadores, Timon corre vários riscos graves de perda de investimentos e atender aos interesses da população

Publicado

em

A Prefeitura de Timon protocolou, nesta sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores, Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022 para segunda apreciação do legislativo. Na primeira votação, no mês de novembro, de forma inédita, os vereadores da oposição rejeitaram o orçamento provocando um cenário de incertezas de investimentos na cidade no próximo ano.

A rejeição, pelos vereadores da oposição, ao projeto de Lei Orçamentária repercutiu negativamente em todo Maranhão. Diante da não aprovação do orçamento, a cidade ficará “amarrada”, sem recursos financeiros suficientes para obras de infraestrutura, saúde e estruturação de escolas, dentre outras ações importantes para o desenvolvimento de Timon.

A reprovação do orçamento impossibilita, ainda, a adoção de medidas de retomada econômica em um momento de provável pós- pandemia de Covid-19.

O secretário municipal de Governo, Saney Sampaio, alerta que disputas políticas não podem prejudicar o desenvolvimento da cidade. O gestor explica que o orçamento não é da Prefeitura de Timon e, sim, de todo município. Saney faz um apelo para que os vereadores tenham sensibilidade e coloquem os interesses do povo acima dos seus.

A minuta do projeto de lei foi reapreciada pela Procuradoria Geral do Município e que, conforme expressou o Procurador Geral, o texto está íntegro, sem vícios formais ou materiais, adequando à Constituição Federal e à Lei Orgânica. Reflete, além disso, os programas constantes do PPA e da LDO, cujos textos já foram aprovados pelo Legislativo municipal. Inclusive, a Procuradoria oficiou o Presidente da Câmara Municipal para apresentar os relatórios da comissão orçamento, solicitação que não foi respondida.

A rejeição ao primeiro projeto de lei apresentado, conforme foi noticiado amplamente, estaria relacionada apenas em torno do valor a ser repassado à Câmara Municipal, pois a oposição entende que deve receber repasses em torno de 1 milhão de reais. Esse posicionamento, no entanto, foi esclarecido. É um valor que está fora da realidade orçamentária e financeira do Município. Além disso, cria um risco de prática de crime de responsabilidade pelos gestores.

“Reapresentamos o orçamento e estamos tentando sensibilizar os vereadores para que aprovem a proposta. Neste momento de tantos desafios, é importante que a oposição entenda que a disputa política não é licença para prejudicar a cidade e, principalmente, nosso povo. Estamos à disposição da Câmara para tirar quaisquer dúvidas que os vereadores tenham, reajustar dotações e melhorar a lei naquilo que for possível. O que não podemos aceitar é tirar dinheiro da população para enviar R$ 1 milhão por mês para a Câmara. Aprovar o orçamento não é um favor, é um dever de todos os representantes do povo!” explica Saney Sampaio.

Política

SEAB aponta Parnarama como excelência em educação

Publicado

em

Segundo lugar geral em proficiência em matemática em todo o Estado do Maranhão, décimo em leitura e oitava colocação no SEAB 2021, com nota de 5.6. No dia em que o prefeito Raimundo Silveira entrega para a comunidade a maior escola pública do país, o município de Parnarama comemora excelentes resultados educacionais.

Os números do SEAB coloca Parnarama como excelência em educação. Todos esses avanços são resultados de muitas ações realizadas pela Prefeitura Municipal em nome do nosso Prefeito Raimundo Silveira e da incansável secretária de Educação Gábia Silveira.

O prefeito Raimundo Silveira, ou Raimundim, como queira, diz que o sucesso é de todos que compõem a educação municipal, que não medem  esforços para uma educação de qualidade e equidade para todos.

Continue Lendo

Política

Dr Pessoa age com pulso firme e exonera secretário ao saber de operação

Publicado

em

O Diário Oficial do Município, desta quinta-feira (24/11/2022), publicou exoneração do secretário Municipal de Juventude de Teresina, Eduardo da Silva Oliveira, o “Draga Alana”, que havia sido abordado, na quarta-feira (23/11), durante a Operação Mandarim, deflagrada pela Polícia Civil para combater o tráfico e drogas.

Mesmo não sendo um dos investigados na operação, “Draga Alana” dirigia um dos carros apreendidos pelos policiais e o caso acabou repercutindo.

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, ao tomar conhecimento, exonerou, imediatamente, o secretário.  “Já demiti desde cedo. A exoneração foi em caráter de urgência. Eu sempre mantive uma postura de integridade e cobro que todos que estão ao meu lado ajam da mesma forma”, justificou o prefeito.

COMO FOI A OPERAÇÃO MANDARIM

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes – Depre, juntamente com a Polícia Federal, deflagrou, na manhã desta quarta-feira  (23/11/22), a Operação Mandarim para o cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão e nove mandados de prisão preventiva de indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas e associação para o tráfico nas cidades de Teresina-PI e Timon-MA.

A investigação foi iniciada no ano de 2018, com intuito de desarticular grupo criminoso voltado para o tráfico de drogas liderado pela pessoa conhecida no submundo do tráfico de drogas.

No decorrer dos anos, diversas diligências foram realizadas, inclusive culminado com a apreensão de drogas e armas, e na prisão do nacional de iniciasi C. D. C. S, cunhado do referido investigado à época, fato ocorrido em 23.01.2020, quando o citado acabara de chegar de uma viagem ao Estado do Mato Grosso.

C. D. C. S. se encontra com mandado de prisão em aberto.

Outro evento ocorrido em 20.03.2022, que segundo apontam as investigações, está ligado ao grupo criminoso ora investigado, é a apreensão de 145 kg de drogas em um ônibus que vinha também do Estado do Mato Grosso, onde foi preso o nacional de iniciais R. N. R da C., motorista do veículo que não possuía nenhum passageiro. A droga é avaliada em cerca de 10 milhões de reais.

Após essa prisão, a Delegacia de Repressão a Drogas (DRE) da Polícia Federal fez contato com a Depre informando que também tinha um procedimento envolvendo o grupo criminoso ora investigado, bem como que investigações feitas por lá apontavam que a droga apreendida no ônibus conduzido por R. N. R da C. seria de propriedade do investigado chefe da organização criminosa foco da operação de hoje. Assim, a Polícia Federal, através de pedido de cooperação técnica feito pela Depre, realizou a extração dos dados do aparelho celular apreendido com o citado motorista, bem como encaminhou, através de autorização judicial, os relatórios de quebra de sigilo telefônico/telemático produzidos na investigação existente naquela unidade especializada.

Em recente ação da Depre, mais precisamente no dia 09.11.2022, o investigado, juntamente com outro nacional, foram presas em flagrante delito com cerca de 30kg de drogas na zona Sudeste de Teresina-PI, além da apreensão de quatro veículos. A droga apreendida é avaliada em cerca de 2,5 milhões de reais.

Além das apreensões acima, a investigação também apurou crime de lavagem de dinheiro, razão pela qual dez veículos estão sendo sequestrados, além de dois imóveis, bem como bloqueado valores na ordem de até 30 milhões nas contas bancárias de todos os investigados, sejam dos operadores da lavagem ou das pessoas conhecidas como “laranjas”. Três empresas também são alvo de buscas nesta ação, investigadas por fazerem parte do esquema de lavagem de dinheiro do grupo criminoso.

O inquérito policial está fortemente instruído com vasto material probatório, e as buscas e prisões realizadas no dia de hoje irão ajudar, ainda mais, a esclarecer os fatos apurados.

A Depre entende que, ações como a essas, impactam e causam verdadeira “asfixia financeira” no tráfico de drogas, impedindo o crescimento patrimonial dos criminosos e a expansão e fortalecimento de outras atividades ilícitas.

A ação conta com a participação de cerca de 70 policiais, entre policiais civis das mais diversas unidades policiais do Estado, tais como Greco, Polinter, GPE, GPI, DRCI, DECAP E Perícia Contábil da PCPI, além da Polícia Federal, COE/PRF, DA Polícia Civil de Timon (MA), dos Núcleos de Operações com cães da PCPI, PCMA e da Guarda Municipal de Teresina. Nove pessoas foram presas durante a operação. Foi realizado o sequestro de dois imóveis, um em um condomínio de luxo em Teresina e outro no Maranhão. Além disso, 13 veículos de luxo foram sequestrados. 

Continue Lendo

Política

Educação de Timon volta a ser premiada. É de excelência!

Publicado

em

A educação de Timon sendo mais uma vez exaltada no Maranhão! Dos 18 Prêmios Escola Digna entregues pelo Governo do Estado, seis foram para Timon, sendo: 3 para o 2° ano, 2 para o 5° ano e 1 para o 9° ano. Diversos feitos inéditos para o município.

Os prêmios foram entregues às escolas que se destacaram no desempenho durante o ano de 2021. No total, cinco escolas levaram seis prêmios, totalizando R$ 280 mil.

Mais uma vez a gestão pública municipal de Timon comemora o excelente resultado da educação na certeza que segue no caminho certo.

A prefeita Dinair Veloso aproveitou para parabenizar a todos os profissionais que se empenharam para que isso fosse possível. “Seguimos investindo na qualidade das nossas escolas e nos nossos profissionais para que os alunos de Timon possam ter um futuro brilhante”, finaliza.

Continue Lendo
Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905