Política
Vereadores não pedem prorrogação e CPI da Covid perde validade
Desde o início da gestão Dinair Veloso que os vereadores da oposição têm buscado, de todas as formas, criar embaraço para a prefeita de Timon.
O grupo liderado pelos vereadores Uilma Rezende e Ulysses Waquim não dá folga ao governo e trava qualquer projeto de iniciativa da prefeita. Na Câmara de vereadores a ordem é não aprovar nada que venha do executivo.
A aposta mais arriscada do grupo de oposição foi a instalação da CPI da COVID-19 com o objetivo de investigar as ações da gestão municipal no enfrentamento à pandemia. Preocupados com o bom desempenho da prefeita Dinair na crise sanitária, com vacinação acelerada e a vida voltando à normalidade, a oposição jogou todas as fichas na CPI.
Ocorre que após 3 meses de investigação, coleta de documentos e análise dos números, não se sabe ao certo o porquê, mas os integrantes daquela comissão deixaram o prazo de 90 dias expirar e não foi publicada a prorrogação da CPI.
Assim, instalada oficialmente após a publicação no Diário Oficial do Município no dia 14 de junho deste ano, a Comissão perdeu a validade no dia 12 de setembro último.
Fontes deste jornalista na Câmara de vereadores dão conta de que o presidente Uilma Rezende, ao invés de protocolar o pedido de publicação na Secretaria Municipal de Governo como determina a Lei e o seu decreto regulamentador,apenas deu ciência ao gabinete da prefeita no dia 13 de setembro, quando o prazo de funcionamento da CPI já estava vencido.
O erro do presidente Uilma, vereador de 4 mandatos e dos mais experientes políticos da cidade, não foi por acaso. Como se diz no popular, sabendo do prazo perdido, resolveu jogar o barro na parede para ver se colaria e, de propósito, mandou o documento para o órgão errado. O gabinete não tem atribuição de publicar quaisquer matérias no Diário Oficial do Município, mas apenas a Secretaria de Governo como já dito acima.
Apesar da perda do prazo, o presidente da Comissão, vereador Ulysses Waquim, tem buscado de todas as formas manter a Comissão em funcionamento atraindo para si os holofotes da Câmara. A mais recente tentativa foi convocar o ex-secretário da Saúde, Márcio Sá, e o atual titular da pasta Marcos Vinícius, para serem ouvidos no plenário da Câmara nesta terça-feira (28).
Sabedores de que a CPI perdeu vigência e de que a convocação não passa de estratégia política da oposição, ambos recorreram à justiça que reconheceu o pleito e determinou a suspenção da convocação.
Ao que tudo indica, depois de meses de trabalho e milhares de reais jogados fora numa investigação que nada encontrou de irregularidade, os vereadores da oposição terão que encontrar outro caminho para atingir o governo municipal.
Enquanto isso Dinair segue inaugurando obras e vacinando a população.
Nesta semana, junto com governador Flávio Dino, a prefeita receberá na quinta-feira (30) as obras do Mercado da Formosa e, na sexta-feira (01) a Ceasa completamente reformada.
A vacinação também não para. Timon já aplicou mais de 166 mil doses de vacina e 61 mil timonenses já estão completamente imunizados com as duas doses ou a dose única. A cidade já vacina jovens a partir dos 17 anos e esta semana também iniciou a dose de reforço dos idosos institucionalizados e dos demais acima de 90 anos. Com 93% das doses recebidas aplicadas, fica difícil para a oposição encontrar argumentos para desgastar o governo sem cair em descrédito fazendo uso de artimanhas políticas.
-
Geral7 dias atrásSAMU de Santa Inês se aproxima de mil atendimentos e reforça atendimento de urgência no Vale do Pindaré
-
Geral5 dias atrásSOS. Centenas de pessoas amanhecem sem água em Timon
-
Política7 dias atrásPesquisa mostra cenário ‘embolado’ para o Senado no Maranhão
-
Geral6 dias atrásMatões. Reconhecida e aplaudida, a comunicação de Nonatinho é ‘pancada’!
-
Política7 dias atrásRafael Fonteles estabelece meta de levar pavimentação a 80% das ruas urbanas do Piauí
-
Geral6 dias atrásCom recursos próprios, prefeito Juvenal Silva perfura mais um poço no Povoado Taboca, em Parnarama
-
Política6 dias atrásRafael apresenta metas para fortalecer setor produtivo e ampliar investimentos
-
Polícia6 dias atrásBaretta completa 46 anos de bons serviços prestados a Polícia Civil
