Siga, Curta, Compartilhe:

Polícia

Policial é acusado de invadir terras de assentamento do Interpi em Nazária

Publicado

em

Um policial com homens armados (capangas) está sendo acusado de invadir e está cercar terras entre os povoados Saco e Passagem de Santo Antônio, em Nazária, Piauí (foto acima – a imagem foi feita antes do dia amanhecer neste sábado 12.08.2023, quando os capangas ainda estavam ausentes). O clima é tenso e pode haver derramamento de sangue a qualquer momento entre os jagunços e as famílias de trabalhadores assentadas que moram e fazem plantações há 20 anos no local. O delegado geral da Polícia Civil, Luccy Keyko, informou que já existe Boletim de Ocorrência na Delegacia de Nazária e que a polícia vai intervir para evitar o confronto.

VÍDEO. Imagens registradas antes do sol raiar

O policial não teria apresentado ordem judicial para entrar com trator em cerca de 150 hectares. Diz apenas que comprou as terras de um homem que já é falecido. O trator já passou derrubando cercas de agricultores. Homens armados proíbem a entrada dos nativos na propriedade.

Na realidade as terras ainda são públicas. Há 20 anos elas foram divididas entre famílias num programa de assentamento, através da Associação de Moradores da Passagem de Santo Antônio e o Interpi. As famílias estavam na posse da terra (assentadas) até a chegada do policial e seus capangas. Resta apenas o Interpi emitir o título de propriedade definitiva.

Em razão da invasão, o morador Bidoso, que teve parte de sua propriedade cercada, passou mal e foi levado as pressas ao hospital. Ele está internado. Os lotes de Messias, João Batista e Filho também foram invadidos.

O conflito já dura cerca de 15 dias. O único documento que o policial apresentou, segundo os assentados, foi um mapa da terra. Nesta manhã de sexta-feira (11/08/2023), uma comissão de moradores levou o caso ao conhecimento do Interpi que prometeu enviar uma equipe ao local para solucionar o problema e garantir a posse novamente aos trabalhadores assentados que já estão com processos prontos para receberem a titularidade definitiva do imóvel.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905