Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Rafael se reúne com investidores na Inglaterra e assina memorandos para porto

Publicado

em

Depois de cumprir agenda na Alemanha, o governador Rafael Fonteles desembarcou em Londres, na Inglaterra, nesta quarta-feira (14/06/2023). No país, ele apresentou as potencialidades do Piauí em reunião na Embaixada do Brasil e assinou Memorando de Entendimento (MoU) com empresa inglesa para o transporte de minério de ferro e, futuramente, de hidrogênio verde via Porto de Luís Correia.

VÍDEO. Rafael e o ministro Roberto Doring

Em reunião na Embaixada do Brasil em Londres, o governador foi recepcionado pelo encarregado de negócios, ministro Roberto Doring – representando o embaixador brasileiro no país, Fred Arruda, que irá assumir em breve a Embaixada do Brasil na Austrália. Na oportunidade, Rafael Fonteles explanou as potencialidades do Piauí, especialmente no que diz respeito ao hidrogênio verde, para empresários, representantes de fundos de investimentos e autoridades locais, dentre elas a presidente da Câmara Brasileira de Comércio do Reino Unido, Vera Innes, e a representante do Ministério do Comércio Exterior, Daniella Carneiro.

Roberto Doring comentou sobre as oportunidades que o Piauí oferece ao mundo e destaca o estado como um potencial líder mundial no campo das energias e combustíveis verdes. “Acabamos de ter esse encontro com cerca de 15 investidores e formadores de opinião, no qual o governador falou das oportunidades de investimento no estado do Piauí com uma ênfase muito compreensível nas oportunidades do hidrogênio verde. O Piauí tem potencial de exercer liderança em escala internacional nessa matéria que é decisiva para a transição energética e o futuro do planeta, de modo que o governador deixa uma mensagem que é muito inspiradora para nós e trataremos de levar adiante”, destaca o ministro.

Em seguida, o governador se deslocou até o escritório do grupo Ashley Global Shipping (AGS), onde assinou Memorando de Entendimento (MoU) com a empresa inglesa para o transporte de cargas e potencialmente de hidrogênio verde via Porto de Luís Correia. Durante o encontro, a AGS apresentou estudos para transbordo no porto piauiense, com condições técnicas, infraestrutura necessária, soluções e carga mínima para viabilizar o início das operações já em 2024.

“Estamos na sede da Ashley, uma companhia britânica especializada em transporte de navios e exatamente o “transhipment “, que permite essa solução que transporta mercadorias de barco menores para barcos maiores que fazem frete internacional. Celebramos mais um memorando de entendimentos com mais essa companhia com muita experiência nesse transporte e é uma solução muito importante para o Porto de Luís Correia se transformar num porto exportador de grãos e de minério de ferro”, afirmou Rafael Fonteles.

A ideia é que o trabalho se inicie com o transporte de minério de ferro produzido pela Lion Mining, empresa piauiense especializada em extrair e produzir este material. Para isso, um MoU também foi assinado com a empresa conterrânea. ”Também celebramos um memorando de entendimentos com a empresa Lion, que já explora o ferro em Piripiri para aprofundar essa cooperação para que esse ferro seja exportado para o Porto de Luís Correia já no próximo ano”, finalizou o governador.

Fonte: CCom / Repórter: Bruno Pinheiro e Clayton Gomes

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905