Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

TCU ratifica eficiência de hospitais geridos por Organizações Sociais

Publicado

em

O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou, após a realização de um levantamento, que hospitais geridos pela Organizações Sociais de Saúde (OSS) são mais eficientes.

O tribunal avaliou a eficiência de unidades hospitalares a partir de dados objetivos de insumos, como número de leitos e quantitativo de pessoal alocado, e de resultados, como quantidades de procedimentos ambulatoriais e de internações.

Atualmente dos 40 melhores hospitais públicos do país, 39 são geridos por OSS. Os dados são resultantes de uma avaliação em todo o Brasil por órgãos fiscalizadores.

Com os resultados em mãos, o TCU elaborou uma minuta de referencial básico de auditoria de eficiência das unidades hospitalares. Esse referencial vai fundamentar a escolha dos critérios para a realização de futuras auditorias de avaliação de desempenho dos hospitais.

“No Piauí temos um grande exemplo de sucesso desse modelo de administração que é o nosso Ceir”, lembra o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria de Saúde, Dirceu Campelo. O Ceir é gerido pela Associação Reabilitar,  mediante contrato com a Sesapi.

O ministro Benjamin Zymler, relator do processo, disse que “trata-se de iniciativa promissora que deverá trazer resultados relevantes para o processo de gestão da saúde pública, com a identificação de gargalos produtivos e de boas práticas que possam ser replicadas por toda a rede hospitalar”.

Para fazer o levantamento a auditoria comparou as unidades hospitalares de acordo com a região do país, o vínculo com a administração pública e a esfera federativa.

Com informações Ascom do TCU / Foto: Saulo Cruz

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955