Geral
Inscrições para o concurso do Corpo de Bombeiros vai até dia 04
O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), como instituição responsável pela execução do cronograma do edital do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI 2023), reforça os prazos e as etapas do mesmo para os candidatos.
Ao todo, estão sendo ofertadas 400 vagas, sendo 200 para nomeação imediata e 200 destinadas para cadastro reserva. O concurso possui 5 etapas, a primeira constitui-se da realização da prova escrita, objetiva e dissertativa; a segunda refere-se ao exame de saúde; a terceira ao exame de aptidão física; a quarta a avaliação psicológica e a última uma investigação social.
Para a profª. dra. Bárbara Melo, diretora do Nucepe, este é um importante concurso para o Estado do Piauí, para sua população, para Secretaria de Segurança Pública, para a corporação Corpo de Bombeiros e também para a Uespi. “O Núcleo se compromete a realizar o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros de forma ágil e seguindo todas as diretrizes técnicas e de segurança. A SSP já está mobilizando todas as equipes em prol de um sofisticado Plano de Segurança para execução de todas as etapas do certame”, ressaltou a diretora.
A tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Najra Nunes, afirma que o concurso será histórico. “Atualmente temos 40 soldados em nosso quadro. Já na primeira convocação mais que dobrará o efetivo, que é o elemento de execução mais atuante nas ocorrências. A entrada dos novos bombeiros possibilitará a expansão do CBMEPI nas cidades do interior com maior necessidade”.
Além disso, Najra afirma, que o concurso possibilitará uma celeridade e melhoria no atendimento à população e uma melhoria na qualidade de vida, saúde mental e física de todos os bombeiros.
O Corpo de Bombeiros conta atualmente, com 340 bombeiros ativos. Com o concurso, o órgão passará para 740 profissionais atuando na segurança do estado.
Cadastro de candidatos a fiscais para o CBMEPI 2023
Encontra-se disponível no site do Nucepe o cadastro para os interessados em atuar como fiscais no CBMEPI. O cadastro pode ser realizado até as 13h do dia 13 de maio, através do sistema.
Para ser candidato a fiscal em Concursos/Seletivos promovidos pelo Nucepe é necessário exercer função pública e/ou ter vínculo estudantil com a Uespi. Em hipótese alguma o candidato a fiscal poderá ter cônjuge ou companheiro ou qualquer parente, consanguíneo ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, inscrito no concurso.
O candidato a fiscal deverá efetuar, obrigatoriamente, o cadastro no site do Nucepe preenchendo todos os campos, sob pena de ter o cadastro eliminado e/ou não selecionado, bem como se selecionado não receber a remuneração a que faz jus. Para a efetivação do seu cadastro, deverá anexar um único arquivo, em formato PDF, obrigatoriamente, do contracheque mais recente, se for servidor ou comissionado, de declaração de vínculo se for técnico Uespi, ou Comprovante de Matrícula 2022.2 se for aluno da instituição.
Confira o cronograma do Concurso:
Inscrições: 14/04 a 04/05
1° etapa: Prova escrita, objetiva e dissertativa: 21/05
Resultado: 16/06
2° etapa: Exame de saúde: 06 a 14/07
3° etapa: Exame de aptidão física: 07 a 14/08
4° etapa: Avaliação psicológica: 10/09
5° etapa: Investigação social: 14/04 a 04/05
Divulgação dos aprovados: 18/10.
Fonte: Ascom / Repórter: Anny Santos
-
Entretenimento2 dias atrás
Cláudia, Grandão e Nonatinho no jantar dos eleitos de Juscelino Filho
-
Política7 dias atrás
Senador, ex ministro de Bolsonaro, incita PMs ao crime no Piauí
-
Geral7 dias atrás
Quem quer leite de graça, levanta a mão! Siô esse Rafael é pancada!
-
Polícia2 dias atrás
Bombeiros negligenciam fogo em Nazária. Tá destruindo tudo!
-
Geral2 dias atrás
Médicos do Saúde Digital já estão disponíveis em todo o Piauí
-
Polícia3 dias atrás
Socorro, o fogo tá destruindo a mata dos Pilões em Nazária!
-
Geral17 horas atrás
Governo do Rafael trabalha feito um condenado no mega campus da Uespi
-
Política1 dia atrás
Rafael, o fenômeno do Piauí! Testado e aprovado!