Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Levantamento aponta que 80% dos focos da dengue estão em residências

Publicado

em

O primeiro Levantamento do Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) de 2023 feito em Timon, Maranhão, apontou médio risco de infestação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya no município. Ao todo, foram vistoriados 2.700 imóveis.

O levantamento, que foi realizado em toda área urbana de Timon, entre os dias 13 a 17 de março, apontou que 80% dos focos de proliferação do mosquito foram identificados em residências. O índice de infestação é de  1.9%.

O coordenador de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Dolamito Marques, explica que o percentual significa que o município está em situação de risco intermediário e que a população precisa fazer sua parte.

“Todos os nossos agentes de endemias participaram do LIRAa. Realizamos vistorias em todas as regiões da zona Urbana do município. O índice 1.9% nos coloca em alerta e precisamos do apoio da população, principalmente nesse período chuvoso, para evitar a proliferação do mosquito. Nas nossas visitas constatamos que 80% dos focos estão nas residências. Cuidem dos seus quintais, não deixem água acumular”, pede Dolamito Marques.

De acordo com o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%; situação de alerta quando está no intervalo entre 1% e 3,9%; e indica risco de surto quando é igual ou superior a 4.

Entre os bairros com maior foco de infestação do mosquito, estão Parque Piauí, São Benedito, Formosa, Planalto Formosa, Cidade Nova, Vila Angélica, Mutirão e Joia.

O LIRAa é um levantamento que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas do Aedes.

Medidas
A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de combate ao Aedes Aegypti. Em fevereiro, o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, foi a São Luís solicitar carro fumacê à Secretaria de Estado da Saúde.

“O envio de carro fumacê e inseticidas é pelo Governo do Estado e estamos aguardando. Também estamos promovendo ações preventivas, com os agentes de endemias, realizando vistorias em imóveis de segunda a sexta, além de mutirões de combate ao Aedes aegypti aos sábados. Somente no últimos sábado, os agentes de endemias vistoriaram mais de 470 residências durante mutirão de combate ao Aedes aegypti. Também realizamos campanhas educativas de conscientização nas redes sociais, em pontos estratégicos da cidade e em escolas”, ressalta o secretário Márcio Sá.

Fonte: Ascom

Clique e Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905