Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Saúde bucal também afeta a saúde do coração, alertam especialistas

Publicado

em

Vários aspectos da nossa saúde começam pela boca. A alimentação, a respiração e a saúde bucal não ficam de fora, como explica a dentista Mirele Nobre, do Hapvida Interodonto. A especialista lembra que a boca é a porta de entrada para diversas bactérias que podem chegar a corrente sanguínea e afetar a saúde do coração. “Em alguns procedimentos que envolvem sangramento isso pode ocorrer, pois as bactérias ficam incrustadas nos dentes, próteses ou mucosas”, explica Mirele.

De acordo com a cardiologista Josely Figueiredo, do Hapvida NotreDame Intermédica, entre as principais doenças que podem chegar ao coração está a endocardite infecciosa. A enfermidade acomete o endocárdio e envolve duas vezes mais os homens que as mulheres, sendo diagnosticada através de ecocardiograma e exame de sangue. O tratamento da endocardite pode envolver internação, por isso a prevenção é importante. “Entender a associação entre doenças bucais e doenças cardiológicas é muito importante, para poder prevenir, inclusive, algumas doenças graves, partindo do consultório odontológico”, explica o especialista.

A visita semestral ao dentista, para realizar profilaxias e o acompanhamento com o cardiologista, para as pessoas acometidas de problemas já conhecidos como doenças congênitas nas válvulas do coração ou que já tenham infartado são fundamentais. “Os indivíduos, com o coração doente, são mais suscetíveis a ter uma endocardite infecciosa”, explica o cardiologista.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905