Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Vigilância ensina como comprar peixe de primeira em Timon

Publicado

em

Após o feriado do carnaval começa a grande procura por peixes em Timon, Maranhão. A partir da quarta-feira de cinzas (22/02/2023), muitas pessoas cortam ou diminuem o consumo da carne vermelha. A Vigilância Sanitária do município reuniu orientações para o consumidor se dar bem na compra dos pescados, examinando bem a qualidade dos produtos.

Fresco, congelado, salgado, ou em conserva, são diversas opções de peixes para comprar. Os pescados são alimentos saudáveis, mas altamente perecíveis, por isso é preciso estar atento às condições de venda do produto para o consumo nesta época do ano, em que se inicia o período da quaresma.

“A fiscalização e orientação nesses períodos de aumento do consumo também servem para averiguar se os produtos estão dentro dos padrões sanitários previstos no Código Sanitário Municipal de Timon”, afirma a diretora da Vigilância Sanitária Municipal, Darlla Juliana.

Fique atento na compra dos peixes frescos

Reparar as condições de limpeza do estabelecimento, organização dos alimentos e higiene dos vendedores é a primeira precaução do consumidor. Em seguida deve-se notar:

  • Se os pescados estão longe de materiais que possam contaminá-los: areia, pedaços de metais, plásticos e/ou poeira), químicos (combustíveis, sabão e/ou detergentes) e biológicos (bactérias, vírus e/ou moscas);
  • Se estão em bom estado de conservação: mantidos sob refrigeração ou sob uma espessa camada de gelo;
  • Reparar a qualidade do peixe examinando sua forma:
    -olhos: devem ser brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho
    -pele: úmida, firme, bem aderida e sem presença de manchas
    -escamas: devem estar unidas entre si, brilhantes e fortemente aderidas à pele
    -brânquias: de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes e sem viscosidade (muco)
    -abdômen: aderidos aos ossos e de elasticidade marcante
    -odor, sabor e cor: característicos da espécie que se trata.

Peixes no supermercado

  • Verificar as condições das embalagens e não comprar alimentos com embalagens violadas, amassadas, rasgadas, molhadas, furadas ou com outros sinais de alteração;
  • Observar se no rótulo consta o nome e endereço completo do fabricante, data de validade, selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF) e se há instruções quanto à conservação do produto;
  • Os produtos devem ser expostos sempre em cima de prateleiras ou balcões, protegidos, e se estiverem refrigerados e/ou congelados mantidos na temperatura indicada pelo fabricante.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905