Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

UBS de Timon leva teleconsulta com especialista de SP a idosa de 100 anos

Publicado

em

Do sofá de sua casa, no Bairro Formosa, em Timon, Maranhão, a dona Brígida Maria da Conceição, de 100 anos idade, foi consultada, na manhã desta quinta-feira (15/02/2023), com geriatra do Hospital da Beneficência Portuguesa, de São Paulo.

A teleconsulta foi feita por meio da parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Telenordeste, plataforma eletrônica que possibilita que pacientes com doenças crônicas atendidos em Unidades Básicas de Saúde possam ter consultas especializadas por meio de telemedicina.

Além da idosa centenária, mais três idosos da residência também foram consultados pela especialista do Hospital da Beneficência Portuguesa (SP).

As teleconsultas foram acompanhadas pela médica da UBS do Planalto Formosa, Paula Cury, e a enfermeira Thaineia Cardoso, ambas do Programa de Estratégia de Saúde da Família. Na consulta, as profissionais escutam os pacientes e seus cuidadores, oferecendo orientações e contribuindo, assim, para um acompanhamento mais adequado aos idosos.

A Dona Maria Canuta, de 85 anos, agradeceu pela teleconsulta. “Eu estou ganhando uma graça hoje de receber essa equipe na minha casa e melhorar minha saúde”, disse.

Os outros pacientes atendidos possuem 98 e 88 anos.

O secretário municipal de Saúde, Márcio Sá, destaca que o Telenordeste está implantado em 22 UBSs de Timon, oferecendo teleconsultas de cardiologia, endocrinologia, reumatologia, geriatria, neurologia, pneumologia, psiquiatria, infectologia, dermatologia, ginecologia, obstetrícia e cuidados paliativos.

“É uma parceria muito importante da Prefeitura de Timon com o Hospital da Beneficência Portuguesa, porque possibilita a consulta com especialistas, com atendimento mais individualizado”, destaca.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905