Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Ufpi chama catadores para coleta seletiva no Campus de Teresina

Publicado

em

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) publicou edital de chamamento público para habilitar associações e/ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis a fim de firmar termo de compromisso para realização de coleta e processamento de resíduos descartados no Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. O prazo para as inscrições de interessados encerra no dia 1º de fevereiro. Este é o segundo chamamento público desse tipo realizado pela Universidade.

A iniciativa busca promover o avanço de pequenas associações de catadores de materiais e também trazer ganhos à Universidade, pois reduz custos com coleta de lixo, explica Agenor Rocha, chefe da Divisão de Gestão Ambiental e coordenador da Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFPI.

“Com esse chamando público de coleta solidária, em parceria com essas cooperativas, damos a destinação adequada para os resíduos que a UFPI produz, gerando economia de custos para instituição, e também fornecemos fonte de renda para essas cooperativas”, afirma.

Com o chamamento, a expectativa é realizar coleta seletiva para uma produção de resíduos estimada no Campus de aproximadamente 45 toneladas de materiais por ano. Papel branco, Papelão, Plástico, PVC, Metal e madeira serão os materiais gerados, recicláveis e reutilizáveis, disponíveis para recolhimento pelas cooperativas. 

Até quatro cooperativas/associações podem ser habilitadas para realizar a coleta solidária de resíduos recicláveis na UFPI no prazo de dois anos.

Para Danielly Medeiros, umas das diretoras da cooperativa Cootemarpi, que participou do primeiro chamamento feito da UFPI, a experiência trouxe oportunidades parcerias e de geração de renda para os catadores “Por conta da nossa participação, nós iniciamos várias parcerias. A UFPI nos ajudou bastante e só temos de agradecer a oportunidade de fazer um trabalho que ajude muitas famílias”, avaliou Danielly.  

Para fins de habilitação, a empresa interessada deve apresentar a documentação comprobatória necessária disponível no edital 01/2022. O prazo para entrega dos documentos segue até às 17h30 do dia  de fevereiro, na Secretaria da Prefeitura Universitária da UFPI, situada no Campus Ministro Petrônio Portella, Av. Universitária, bairro Ininga.

“As cooperativas que estão legalmente habilitadas podem mandar sua documentação e participarem. Os critérios objetivam apenas tentar escolher as cooperativas que tem uma responsabilidade social maior”, finaliza o Chefe da Divisão de Gestão Ambiental Agenor Rocha

Para ser habilitada, a associação deverá estar cadastrada no SINIR, além de inserir os anexos e o projeto na Plataforma +Brasil. No processo, será permitido apresentar apenas uma proposta e, caso seja enviada mais de uma, será considerada apenas a última. Não será exigida contrapartida. 

A abertura da sessão pública será dia 2 de fevereiro, no Prédio da Prefeitura Universitária. O resultado final do processo sairá no dia 28 de fevereiro.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905