Connect with us

Geral

Clara Leal é primeira enfermeira a presidir a FMS de Teresina

Publicado

em

A enfermeira Clara Francisca dos Santos Leal, nomeada pelo prefeito Dr. Pessoa para assumir interinamente a presidência da Fundação Municipal de Saúde (FMS), é a primeira enfermeira a presidir o órgão da administração indireta da Prefeitura de Teresina. O decreto de nomeação foi assinado nessa segunda-feira (12).

“Sei da importância da missão que é estar à frente desta pasta e assumo sabendo de todos os desafios. Nesse momento, a nossa prioridade é buscar soluções para as situações urgentes, principalmente, a parte financeira e orçamentária que depende muito da nossa atenção. Entendo que todas as instituições, sejam públicas ou privadas, têm endividamento e queremos solucionar o mais rápido possível”, afirmou.

Com um currículo extenso, a gestora tem vasta experiência na saúde pública, e já ocupou cargos importantes em vários hospitais da capital e do interior e também em setores internos da FMS.

Clara Leal também é a segunda mulher a presidir a FMS. Antes dela, apenas outra mulher havia ocupado a presidência: a médica endocrinologista Nilda Mendes de Assunção Trindade, que geriu a pasta no período de 1989 a 1990.

Currículo

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Clara Leal é especialista em Urgência e Emergência, Gestão Hospitalar, Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde e Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Já foi diretora do Centro de Saúde do Lourival Parente, do Departamento de Saúde da FMS, do Hospital do Buenos Aires, da Maternidade Wall Ferraz, do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba. Clara Leal também já foi coordenadora do Samu de Teresina.

Publicidade

MAIS LIDAS

Copyright - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905