Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Governadora entrega obras de saúde, habitação e mobilidade urbana em União

Publicado

em

A governadora Regina Sousa entregou, nesta sexta-feira (11), obras de habitação, mobilidade urbana e saúde em União, a 56 Km de Teresina, além de visitar outras ações em andamento. Ela esteve acompanhada de gestores públicos, prefeitos e parlamentares.

A comitiva do Governo do Estado ainda esteve no povoado de David Caldas, onde a governadora entregou 46 casas como parte do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), com obras executadas pela Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) e recursos no valor de R$ 1.311.000,00. As moradias seriam construídas com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF), em parceria com a associação de moradores, mas a ADH entrou para concluir as casas.

“É muito gratificante entregar moradia para a população, pois dá mais dignidade às famílias. Ressalto que só foi possível casas na zona rural graças a uma luta do saudoso deputado federal Assis Carvalho. O Programa Nacional de Habitação só beneficiava moradores das cidades”, disse Regina Sousa.

A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, disse que foi necessário a ADH entrar com contrapartida para a conclusão das casas. Ela adiantou que, no próximo mês, o programa PNH-R entregará mais 62 casas na zona rural de União. “Serão beneficiadas produtores rurais de cinco comunidades em dezembro”, avisou.

A técnica de saúde bucal Joana Leite foi uma das beneficiadas. “É muito bom receber uma casa nova. Já estou fazendo planos para reformá-la em breve”, comentou.

Reforma da PI-370

Após a entrega das casas, a comitiva seguiu para a rodovia PI-370. Foram recuperados 11 km no trecho que liga a União ao povoado David Caldas. O investimento foi de R$ 2.589.332,74, com recursos do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

A chefe do Executivo Estadual ressaltou que a recuperação da rodovia vai, além de melhorar o deslocamento dos moradores de David Caldas a União, trazer benefícios para a economia, já que facilitará o escoamento da produção. “Aqui é forte a agricultura familiar”, destacou Regina.

O diretor-geral do DER, Felipe Eulálio, afirmou que a recuperação da PI-370 demorou cinco meses. “Retiramos todo o asfalto antigo e colocamos um novo, com recursos do Pro-Piauí”, citou.

Os gestores seguiram depois para visitar as obras de duplicação da PI 112, que estão sendo executadas pela Secretaria de Cidades (Secid).

Hospital e entrega de ambulância

De lá, a governadora e a equipe foram ao Hospital Municipal Dr. José da Rocha Furtado, na zona urbana de União, onde entregaram uma ambulância e visitaram a reforma da unidade de saúde. “O veículo vai beneficiar não só União, mas também cidades próximas, como Miguel Alves, Lagoa Alegre”, disse Regina Sousa.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Hérlon Guimarães, frisou que a ambulância foi adquirida com recursos de emenda parlamentar de Regina Sousa, quando ela ainda era senadora da República. Ele informou também que o hospital recebeu há duas semanas, pela Secretaria da Saúde, equipamentos para o centro cirúrgico, e está sendo reformado para aumentar a capacidade e qualidade do atendimento. “Será um hospital de baixa e média complexidade, que vai servir de retaguarda”’, comentou Hérlon.

O diretor do hospital, Danilo Soares, lembra que há quase dois anos a unidade de saúde tinha apenas 12 leitos, agora já tem 24 funcionando e, após a reforma, terá 57. “Estamos mais completos, graças à parceria com a Secretaria da Saúde, que comprou os equipamentos. Já tivemos três dias de cirurgia atendendo 21 pacientes”, afirmou.

O Hospital Dr. José da Rocha Furtado atende urgência e emergência e recebe em média cinco mil pacientes e faz 30 partos por mês.

O prefeito de União, Gustavo Medeiros, agradeceu a governadora Regina Sousa por permitir que os equipamentos da Secretaria da Saúde chegassem ao hospital, permitindo seu funcionamento agora no segundo semestre.

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905