Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Rafael comemora acordo entre Eletrobras e Green Energy Park

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles prestigiou, nesta terça-feira (14.05.2024), a assinatura de um acordo de cooperação entre a Eletrobras e a Green Energy Park (GEP) para a produção de hidrogênio verde e derivados na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. O acordo foi firmado no segundo dia do World Hydrogen 2024 Summit & Exhibition (Seminário e Exposição Mundial do Hidrogênio 2024), que é o maior evento de hidrogênio verde do mundo, realizado em Roterdã, na Holanda.

Ficou definido no memorando de entendimento (MoU) assinado que a Eletrobras, a maior empresa do setor elétrico da América Latina e líder em geração e transmissão de energia elétrica no Brasil, irá fornecer e vender energia à Green Energy Park, uma das empresas que executará o maior projeto de hidrogênio verde do mundo na ZPE de Parnaíba.

“A celebração deste memorando mostra que estamos no caminho certo e que empresas gigantes confiam que seremos o maior produtor de combustível verde e sustentável do mundo. Foi mais um passo dado para que o Piauí se torne o estado dos produtos verdes, com o hidrogênio verde sendo apenas um deles”, destacou o governador Rafael Fonteles.

O vice-presidente de Comercialização de Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas, destacou a alegria com o acordo firmado. “A nossa ideia é ajudar a Green Energy Park em seu projeto de hidrogênio verde no Piauí, levando infraestrutura e energia ao estado que será o berço do hidrogênio para o mundo”, frisou o gestor.

Reunião com representantes da N.V. Nederlandse Gasunie

Ainda nesta terça-feira (14), o governador Rafael Fonteles se reuniu com representantes da N.V. Nederlandse Gasunie, empresa holandesa de infraestrutura e transporte de gás natural que opera na Holanda e na Alemanha. A reunião foi uma solicitação da própria empresa, que desejava conhecer os potenciais do Piauí e explorar oportunidades de parceria, principalmente voltada a desenvolver o “corredor verde” entre o Piauí e a Europa.

A Gasunie é proprietária da rede de transporte de gás da Holanda com um comprimento total de mais de 12.000 quilômetros e uma rede de 3.100 quilômetros de extensão na Alemanha. A subsidiária da Gasunie, Hynetwork, foi designada pelo governo holandês para criar a rede de transporte de hidrogênio holandesa onde a base será a rede atual de gás natural (previsão de uso de 85% da rede atual), conectando os clusters industriais aos locais de armazenagem e importação de hidrogênio. Além disso, a Gasunie já está planejando redes de transporte de hidrogênio offshore nas zonas econômicas holandesas e alemãs do mar ao norte.

“A Gasunie está interessada em fazer parcerias com os estados brasileiros, incluindo o Piauí, para garantir o fornecimento de hidrogênio aqui para a Europa, visto que a empresa sozinha não consegue produzir todo o combustível necessário para as suas indústrias. Então, são reuniões importantes que estamos tendo aqui na Holanda, que em breve gerarão oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, afirmou o governador Rafael Fonteles.

Ciclo de palestras organizado pela ApexBrasil e Consórcio Nordeste 

O governador Rafael Fonteles também discursou, nesta terça-feira (14), na abertura do H2 Tech Series, em Roterdã, na Holanda, representando o Consórcio Nordeste. O ciclo de palestras, organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o colegiado de governadores nordestinos, tem como objetivo apresentar panorama do hidrogênio verde enquanto matriz energética.

O H2 Tech Series, realizado pela World Hydrogen Summit & Exhibition, tem como propósito oferecer acesso aos debates sobre hidrogênio no mundo. Durante o evento, referências no setor apresentaram painéis abertos ao público com projetos e experiências vivenciadas. 

Fonte: CCom / Repórter: Clayton Gomes

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905