Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Embaixadora da União Europeia e Rafael discutem sobre hidrogênio

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta quarta-feira (27.03.2024), no Palácio de Karnak, a embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Marian Schuegraf. Durante o encontro, que contou com a presença de representantes da Green Energy Park e da Investe Piauí, foram discutidos uma cooperação internacional e os investimentos nos setores de inovação e hidrogênio verde (H2V) no estado.

O governador destacou a relevância do encontro com a embaixadora da UE, ressaltando que o tema prioritário para o estado é a economia verde e as energias renováveis. Segundo ele, a cooperação entre o Brasil, o Piauí e a Europa, nessa agenda, é fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável.

“A recepção da embaixadora no nosso gabinete e a posterior reunião com a Green Energy Park refletem o avanço e o aumento das possibilidades de cooperação. Estamos felizes em ver o progresso dessas parcerias não apenas com empresas, mas também com governos e a própria União Europeia”, afirmou o governador.

Durante o encontro, a embaixadora Marian Schuegraf teve uma visão geral do Piauí, conheceu o projeto e observou a cooperação entre o Governo do Estado, a Investe Piauí e a Green Energy Park, uma das empresas responsáveis pelo projeto. Nesta quinta-feira (28), a embaixadora segue para Parnaíba, onde irá conhecer a área portuária do Piauí e a Zona de Processamento de Exportações do Estado (ZPE).

O presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, irá acompanhar a embaixadora durante a visita ao litoral piauiense. “Ela quer conhecer o futuro sítio do projeto e constatar, in loco, o que está sendo construído. A partir disso, munida de informações, ela enviará relatórios à União Europeia”, afirmou o gestor.

O diretor da Green Energy Park no Brasil, o piauiense Dener Miranda, pontuou que o interesse da UE com o projeto não é somente a exportação de commodities, mas também contribuir com o desenvolvimento completo do Piauí, incluindo a geração de bons empregos e a criação de produtos tecnológicos no estado. “Com o suporte da UE e do Governo do Piauí, temos todas as condições para que o projeto seja bem sucedido”, finalizou o diretor.

Em novembro de 2023, a presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, confirmou o apoio da UE para a construção de uma usina de hidrogênio verde no litoral do Piauí. Na época, a presidente afirmou que o projeto piauiense é um dos maiores do mundo em H2V. “Faz parte de um investimento global de 2 bilhões de euros na cadeia do hidrogênio no Brasil, o que irá gerar empregos locais e cadeias de valor no Brasil”, anunciou.

Fonte: CCom / Repórteres: Robert Pedrosa e Clayton Gomes

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905