Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Rafael fez bonito em 2023 e botou PI no rumo do desenvolvimento

Publicado

em

O Piauí celebra uma série de conquistas que prometem moldar o futuro do estado. As ações lideradas pelo governador Rafael Fonteles e o vice-governador Themístocles Filho vislumbram um horizonte promissor com conquistas significativas.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO PORTAL WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

Neste ano, o vice-governador Themístocles Filho esteve com o ministro da Educação, Camilo Santana, dando o pontapé no projeto de construção do Hospital Universitário em Parnaíba. Segundo o vice-governador, além da formação dos estudantes da UFDPAR, o objetivo é favorecer os moradores da região Norte do estado.

“O hospital tem o potencial de elevar os padrões de atendimento médico, proporcionando cuidados de qualidade aos moradores da cidade e das localidades próximas. Além disso, o novo hospital servirá como um ambiente de aprendizado prático para os estudantes da UFDPar na área da saúde. A integração entre teoria e prática desempenha um papel fundamental na formação acadêmica, e o Hospital Universitário oferecerá experiências valiosas, preparando os futuros profissionais para o campo”, destacou Themístocles.

Implantação de 10 novos IFPIs no estado

O vice-governador também tem trabalhado para a implantação de mais campi do Instituto Federal do Piauí (IFPI) em 10 municípios do estado, sendo mais dois prédios em Teresina, um na zona Norte e outro na zona Sul da capital. O projeto, com aval do governador Rafael Fonteles, já está sendo tratado com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e com o Ministério da Educação.

Themístocles Filho falou sobre os benefícios que os novos campi trarão para o Estado. “Com o objetivo de atender às necessidades educacionais dos piauienses, a abertura de novos campi do IFPI é uma iniciativa do Governo do Estado para o desenvolvimento da Educação do Piauí. A educação profissional e tecnológica desempenha um papel fundamental na formação de mão de obra qualificada e no fortalecimento do setor produtivo, contribuindo, assim, para o progresso econômico e social da região”, pontuou Themístocles.

Rotas do desenvolvimento

Neste ano, o vice-governador deu seguimento às tratativas para a conclusão da BR 222 e destaca o impacto positivo da obra no escoamento da produção local e no desenvolvimento econômico da região. Faltam apenas 90 quilômetros para a sua conclusão.

“A BR 222 é uma  importante rota no escoamento da produção local e no desenvolvimento do estado e passa pelos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. Neste ano houve um significativo avanço e logo ela deve ser concluída, falta bem pouco para isso acontecer”, disse.

Além da conclusão da BR 222, Themístocles Filho tratou com o Governo do Maranhão e o Ministério dos Transportes a construção de uma ponte que ligará o Maranhão e o Piauí, nos municípios de Brejo (MA) e Matias Olímpio (PI). “A nova ponte vai facilitar o transporte de mercadorias e fortalecer as relações comerciais entre Piauí e Maranhão. Além disso, a iniciativa promete gerar empregos locais durante a fase de construção”, explica.

Outro projeto em destaque é a continuidade da obra da “Rodovia do Leite”, que liga os municípios de Esperantina, Batalha, São José do Divino e Caraúbas. Themístocles Filho enfatiza que esta rota não apenas impulsiona o comércio, mas também representa uma via crucial para o desenvolvimento do Norte do Piauí, conectando a região dos Cocais à BR-343, ao litoral e ao Ceará.

“Aqui é uma rota de desenvolvimento do Norte do Piauí. É uma obra que abrange todo o comércio e a geração de emprego e renda que vai passar por aqui, ligando a região dos Cocais até a BR 343, ao nosso litoral e ao Ceará. A maior bacia leiteira do Piauí, presente nessa região, projeta-se como uma força econômica significativa”, informou o vice-governador.

Segundo Themístocles Filho, o desenvolvimento infraestrutural, educacional e econômico promovido por essas iniciativas reflete o compromisso do Governo em construir um caminho sólido para o progresso e a prosperidade.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905