Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Porto ‘tá’ inaugurado e funcionando. O desenvolvimento chegou ao PI

Publicado

em

Porto do Piauí, ou simplesmente o Porto de Luís Correia, situado no litoral do Estado, teve nesta quarta-feira (13.12.2023) sua primeira etapa inaugurada pelo governador Rafael Fonteles e já está funcionando. É um sonho desde a década de 1960, quando Rafael ainda nem era nascido. O Piauí perdia R$ 300 milhões ao ano por não ter um porto.

O porto representa um marco para o desenvolvimento do Piauí. No conjunto de realizações, Rafael também inaugurou um aeroporto na região (em Barra Grande) com capacidade para voos diurnos e noturnos.

É a virada de chave para o desenvolvimento econômico. O Governo do Estado preparou um ato solene com a presença de autoridades, com a chegada de dois navios da Marinha e uma festa para um público de 12 mil pessoas, que conta com shows gratuitos, dentre eles o forrozeiro Xand Avião. 

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO PORTAL WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

“Há décadas o povo do Piauí sonha com este projeto para que a gente possa importar e exportar mercadorias a partir do nosso próprio porto. Teremos outras etapas, novos terminais e, certamente, a atração de muitas indústrias para o norte do Piauí”, disse o governador Rafael.

A Marinha Brasileira testou, aprovou e concedeu a certidão de nascimento ao Porto do Piauí.

Nessa situação de primeira etapa, o Porto do Piauí tem 7 metros de profundidade na maré baixa, chegando até a 9 na maré alta e suporta cargas de até 30 mil toneladas.

Na segunda etapa, deverá chegar a 14 metros de profundidades, suportando navios com todas as cargas, seguindo direto para qualquer país.

Na sua fala inicial, Rafael Fonteles, emocionado, agradeceu a todos e ao Governo Federal para a realização do sonho. Falou que foi um esforço coletivo para a realização desse sonho.

O deputado federal Florentino Neto não segurou as lágrimas.

Fotos: Walcy Vieira, Gabriel Paulino e Gabriel Loiola

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955