Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Com parcerias na Bélgica, Rafael segue pra divulgar PI em Portugal

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles encerrou, nessa terça-feira (21), a viagem à Bélgica, com um saldo positivo. O Governo do Piauí assinou três memorandos de entendimento (MoU) que trarão desenvolvimento para o estado. Dois tratam sobre hidrogênio verde e um sobre usinas hidrelétricas e navegação no Rio Parnaíba.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO PORTAL WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

O primeiro MoU foi assinado com a Toyo Setal Empreendimento, em que prevê a promoção da inovação tecnológica na cadeia produtiva do hidrogênio verde, com estudos de viabilidade técnica, pesquisas e desenvolvimento de projetos em conjunto, entre outros. 

O segundo acordo envolveu a FEV Europe GMBG. O objetivo é promover a inovação tecnológica para o estabelecimento da cadeia de produção de hidrogênio verde no Piauí. “Trabalharemos em conjunto em pesquisas, estudos e desenvolvimentos tecnológicos para esse projeto”, afirmou Rafael Fonteles. O MoU foi assinado em parceria com o vice-presidente executivo, dr. Christiph Menne, e com o vice-presidente de Pesquisa e Inovação, Christof Schernus.  

O terceiro MoU teve como parceiro o Consórcio All Energy/GM5, buscando a viabilidade das usinas hidrelétricas e eclusas associadas do Rio Parnaíba. O documento tem como objetivo principal a busca pela viabilidade, o relicenciamento ambiental, a adequação tarifária e a promoção de um novo leilão de energia pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e uma futura concessão da hidrovia do Parnaíba.

“Assinamos um memorando que, com certeza, vai promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado do Piauí. A parceria entre o Governo do Estado e o Consórcio All Energy/GM5 tem o potencial de gerar empregos, impulsionar o crescimento econômico e promover a sustentabilidade do Rio Parnaíba”, comentou o governador.

Também na Bélgica, a presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, confirmou, na segunda-feira (20), o apoio da União Europeia para a construção da usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí. O anúncio foi feito, por vídeo, durante participação de Ursula na Semana Europeia do Hidrogênio, em que o governador Rafael Fonteles foi um dos palestrantes. Realizado em Bruxelas, o evento é considerado o mais importante do mundo relacionado a hidrogênio verde.

Em seu penúltimo dia de missão internacional na Europa, Rafael Fonteles vai a Portugal, nesta quarta-feira (22), para se reunir com empresários do país e participar do Showcase Piauí em Portugal, evento que divulga as potencialidades do Piauí na Europa.

Fonte: CCom / Repórter: Robert Pedrosa

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905