Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Rafael conhece porto na Bélgica que pode receber exportação do Piauí

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles conheceu, nesta terça-feira (21/11/2023), o Porto da Antuérpia-Bruges (PoAB), em Flandres, na Bélgica, o segundo maior da Europa. A visita técnica da comitiva piauiense ao local tem como objetivo iniciar um entendimento para que a amônia produzida no Piauí também possa chegar à Europa por meio do porto. 

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO PORTAL WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

O chefe Executivo piauiense destacou que o porto belga começou muito pequeno e foi se desenvolvendo aos poucos, por décadas, até se tornar no gigante que é atualmente. “Encontramos um exemplo inspirador no Porto da Antuérpia, aqui na Bélgica. Ao analisar a história do crescimento dele, percebemos muitos pontos em comum com o Porto do Piauí: começaram bem pequenos e hoje são o segundo maior porto da Europa. O segredo? Atração de investidores e de indústrias para que haja importações e exportações”, afirmou o governador.

O gestor acrescenta que o Porto de Antuérpia tem um destaque especial na indústria química, que tem tudo a ver com a questão da amônia, fertilizantes e hidrogênio. “Portanto, uma possível parceria com o Porto de Antuérpia será muito importante para o Piauí”, frisou Rafael Fonteles.

O Porto de Antuérpia transporta quase 300 milhões de toneladas por ano e ostenta a maior instalação de transbordo de veículos global e ocupa a 12ª posição entre os maiores portos de contêineres do mundo, avaliado em termos de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs).

Na tarde desta terça-feira (21), Rafael retorna a Bruxelas, onde participa da Semana Europeia do Hidrogênio Verde para continuar apresentando o potencial do Piauí a investidores internacionais.

A comitiva piauiense iniciou a viagem à Europa no sábado (18). Os gestores já estiveram na Croácia, no domingo (19), e encerrarão a missão em Portugal, na quarta-feira (23), onde participarão do Showcase Piauí Portugal. O principal objetivo da viagem é atrair investimentos ao Piauí na área de energias renováveis e hidrogênio verde.

Fonte: CCom / Repórter: Robert Pedrosa

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905