Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Programa PRO Verde Piauí. Rafael entrega 20 mil mudas de caju

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles cumpriu agenda no município de Pio IX, nesta sexta-feira (10/11/2022), onde participou da Festa do Caju. Na ocasião, ele distribuiu 20 mil mudas ao público em atendimento ao Programa PRO Verde Piauí, conforme Decreto Estadual. O evento visa incentivar práticas sustentáveis, o comércio, a culinária e a agricultura local, com valorização da cajucultura.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO PORTAL WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

O governador ressaltou o potencial da cidade na produção de caju. “Pio IX é responsável por mais de 40% da produção de caju e castanha do Piauí. Aqui temos um compromisso de plantio de árvores, com o meio ambiente, mas também gerando emprego e renda”, revela Fonteles.

O secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, ressalta que as mudas têm potencial de transformar a produção de muita gente. “Neste ato, vamos distribuir milhares de mudas de caju não-precoce. Nosso compromisso é unir a agenda ambiental com a geração de renda”, acrescenta.  

Feliphe Araújo, presidente da Piauí Fomento, ressaltou o trabalho de investimento para desenvolver produtores através da liberação de crédito. “A gente tem avançado nessa questão do empreendedorismo para que as pessoas possam aumentar a própria renda. Precisamos valorizar os micro e pequenos empreendedores para que possamos ter cada vez mais desenvolvimento”, finaliza.

Sistema de abastecimento d’água

Ainda em Pio IX, o governador Rafael Fonteles inaugurou um sistema de abastecimento de água no Assentamento São Luís. A obra, de responsabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), vai melhorar a vida de 104 famílias.

“Este é um momento importante para toda essa região do semiárido, pois quem percorreu o Piauí sabe que a principal reivindicação é o abastecimento de água e nosso compromisso é cumprir o que determina a Constituição e atender 100% da população com abastecimento de água”, explica o governador.

O diretor de Regulação dos Recursos Hídricos da Semarh, Fanuel Augusto, explicou que estão sendo executadas quatro obras de abastecimento de água em Pio IX, contemplando as comunidades São Luís, com 104 famílias; Taboca, com 60 famílias; Cachoeirinhas, com 20 famílias; e Cachoeira com mais 40 famílias. Ao todo são 224 núcleos familiares beneficiados.

O secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, disse que o Governo do Estado está trabalhando no sentido de atender a demanda da população e levar água de qualidade. A Semarh que está coordenando dentro do Governo do Estado, o Plano Estadual de Recursos Hídricos.  “A melhor forma da gente atualizar este plano é garantir esses investimentos e estas ações para o povo do Piauí e, em especial, nossa querida Pio IX”, considerou Oliveira.

Agendas no Sul do Piauí

Rafael Fonteles também passou pelos municípios de Oeiras, São João da Varjota e Fronteiras. O chefe do Executivo estadual inaugurou obras de infraestrutura e entregou títulos de regularização fundiária.

Fonte: CCom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905