Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

‘Já tão’ tratando é da operacionalidade do Porto do Piauí

Publicado

em

A Investe Piauí – Agência de Atração de Investimentos Estratégicos e a Porto Piauí estiveram em Pecém, nesta segunda-feira (06/11/2023), acompanhando a operação portuária da empresa Tecer (Terminais Portuários Ceará) e conhecendo o Complexo Portuário do Pecém. Na ocasião, a Investe Piauí realizou a assinatura de Memorando de Entendimento (MoU) com a Tecer, para estudo e apresentação de proposta de exploração da operação do Porto de Luís Correia. 

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO PORTAL WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

A equipe da Investe Piauí foi recebida pelo superintendente Roberto Cruz, que destacou as fases e experiências da implementação de Pecém, desde seu início operacional, em que a Tecer foi a primeira operadora em 2001. De acordo com o vice-presidente de Logística da Investe, Patrício Piauí, a empresa apresentou suas operações portuárias em Pecém, característica da infraestrutura, demandas e expectativas com relação ao Porto de Luís Correia.

“Essa visita é um ótimo benchmarking para os projetos e desafios na implementação do Complexo Portuário de Luís Correia, sendo uma experiência exitosa de TUP [Terminal de Uso Privado], desde sua formulação jurídica até o nível de eficiência portuária”, destaca o vice-presidente. “Pecém hoje conta com 10 berços, com uma movimentação de 14 milhões de toneladas/ano. Atualmente transporta principalmente produtos com valor agregado mais elevado, como placas, bobinas, painéis solares, frutas etc., algo interessante de ser avaliado também para o nosso porto. Essa parceria com a Tecer pode trazer justamente essa expertise para a nossa operação portuária”, complementa Patrício.

Ainda durante a visita, o vice-presidente de Mineração, Fernando Antonialli, acompanhou o modelo de operação de embarque de manganês, que consiste na formação de pilhas deste minério, localizada a 7 km de onde o navio está atracado, transportado por caminhões e embarcado com auxílio de quatro guindastes MHC simultaneamente. “Dialogamos sobre as preocupações e soluções em torno do sistema de aspersão de emissão de particulados. Essa é uma das formas que estamos estudando para operar o minério no Porto de Luís Correia” pontua Antonialli.

Sobre o Porto de Pecém

O Porto de Pecém é um terminal portuário localizado na costa do Nordeste brasileiro, no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará. O porto tem como objetivo viabilizar a operação de atividades portuárias e industriais integradas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. O porto é constituído de três piers marítimos, que movimentam diversos tipos de cargas, como matérias primas siderúrgicas, produtos siderúrgicos acabados, fertilizantes, cereais, contêineres, granéis líquidos e gasosos, entre outros.

O porto cearense é um modelo de Terminal de Uso Privado (TUP) e tem uma parceria com o Porto de Roterdã, na Holanda, e isso o torna um dos portos mais produtivos do Brasil. O porto conta com uma infraestrutura moderna e eficiente, que permite a integração com outros modais de transporte, como rodoviário e ferroviário. O porto também faz parte do Complexo do Pecém, que congrega 30 empresas de diversos setores, como siderurgia, energia, Hidrogênio Verde, petroquímica, entre outros.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905