Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Óia aí, Rafael já discute a construção de terminal de amônia no nosso porto

Publicado

em

O governador Rafael Fonteles se reuniu, nesta quarta-feira (01/11/2023), em Tóquio, no Japão, com representantes da Toyo Engineering Corporation, empresa do Grupo Mitsui, para discutir a construção de um terminal de amônia no Porto de Luís Correia. O gestor visitou, ainda, a Universidade de Tóquio, considerada uma das 20 melhores do mundo, que conta com uma plataforma de incentivo a startups inovadoras.

VÍDEO. Governador Rafael Fonteles

O terminal de amônia no Porto de Luís Correia faz parte do plano de expansão do porto, que contempla, ainda, um terminal de grãos e fertilizantes.

CLIQUE AQUI PARA SEGUIR O CANAL DO PORTAL WALCYVIEIRA NO WHATSAPP

Rafael Fonteles destacou que a Toyo Engineering Corporation é referência mundial em construção de terminais de amônia e destacou as vantagens do Piauí para se tornar um grande produtor de hidrogênio verde e derivados.

“A localização estratégica do nosso porto, o imenso potencial em energia solar e eólica, a abundância em água e o apoio institucional do nosso governo criam todas as condições para o Piauí se tornar um dos maiores hubs de produção de hidrogênio verde no mundo. Além disso, o nosso estado se coloca como um grande parceiro no processo de descarbonização do planeta e na caminhada para a revolução da economia verde, que é, também, um dos grandes interesses da Toyo”, disse o governador.

Universidade de Tóquio

VÍDEO. O governador na universidade

Em seguida, o chefe do Executivo piauiense foi até a Universidade de Tóquio, uma das 20 melhores do mundo. Na oportunidade, Rafael Fonteles pôde conhecer a plataforma de inovação existente na instituição que trabalha com o fomento de startups, empresas de base tecnológica e ideias inovadoras que necessitam de apoio financeiro para o seu desenvolvimento.

Na Universidade de Tóquio, mais de 450 startups já foram desenvolvidas com recursos públicos e privados, sendo muitas delas bem-sucedidas. “Aprendemos muito por aqui e vamos levar essa experiência para o Piauí, para aperfeiçoar o sistema de inovação do nosso governo e o nosso Programa de Aceleração da Startup Piauí, que tem como objetivo tornar o Piauí cada vez mais digital e gerar mais empregos”, frisou Rafael Fonteles.

Agenda na Coreia do Sul

Ainda em missão na Ásia, o governador Rafael Fonteles segue, agora, para a Coreia do Sul. No país, a partir desta quinta-feira (2), o gestor dará continuidade às discussões a respeito da transição energética e produção de hidrogênio verde e derivados. Além disso, irá conhecer experiências de segurança pública, educação integral e técnica e inteligência artificial a favor da educação.

Governador chega à Coreia do Sul para conhecer experiências em transição energética, segurança e educação

Depois de passar por China e Japão, o governador Rafael Fonteles dá continuidade à missão do Governo do Piauí na Ásia, a partir desta quinta-feira (2), na Coreia do Sul. No país, o gestor e comitiva seguem com as discussões sobre transição energética e produção de hidrogênio verde e derivados. Além disso, irá conhecer experiências de segurança pública, educação integral e técnica e inteligência artificial a favor da educação.

Nesta quinta-feira (2), o governador se reúne com a embaixadora do Brasil na Coreia do Sul, Márcia Donner. Em seguida, o gestor irá conhecer o trabalho executado pela Korea Vocational College of Information & Technology, considerada a melhor escola superior técnica do país, sendo a primeira de ensino especializado em tecnologia da informação (TI).

Para garantir a colocação de seus alunos no mercado de trabalho e a integração com o ecosistema empresarial e acadêmico, a escola mantém acordos de cooperação com diversas empresas da indústria de TI e universidades do mundo todo. Na oportunidade, o governador discutirá o projeto do Piauí de educação integral e técnica para a formação de programadores e sobre potenciais áreas de cooperação com a escola.

No mesmo dia, o governador se reúne com a equipe de planejamento de negócios de hidrogênio da Hyundai Motors, onde irá conhecer as estratégias da empresa para a transição energética e produção em massa de veículos movidos à hidrogênio. Na ocasião, o gestor irá, também, apresentar as potencialidade e projetos do Piauí na área de hidrogênio verde.

O governador finaliza a agenda do dia com reunião na Edtech RIIID, empresa sul-coreana fundada em 2014 com o objetivo de inovar o setor educacional, utilizando a inteligência artificial (IA) para tornar o aprendizado mais eficiente. Durante o encontro, o governador irá conhecer o serviço da startup e os diferentes usos da inteligência artificial a favor da educação. Na oportunidade, uma cooperação para o uso de IA na rede estadual de ensino do Piauí estará em pauta.

Na sexta-feira (3), o governador visita o showroom da Polícia Metropolitana de Seoul, onde irá conhecer e colher experiências na área de segurança pública. No mesmo dia, Rafael Fonteles cumpre a última agenda no país. Em reunião na Hydrogen Convergence Alliance (H2Korea) – órgão consultivo público-privado estabelecido pelo governo coreano, em 2017, para promover e desenvolver a indústria global do hidrogênio –, o governador irá conhecer o trabalho do órgão na promoção da economia de hidrogênio, além de apresentar o grande potencial do Piauí na área.

Fonte: CCom / Repórter: Clayton Gomes

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905