Geral
Plano Turístico de Timon: Ecoturismo, requalificação urbana e a festa popular
Na última sexta-feira (27), a prefeita Dinair Veloso apresentou ao ministro do Turismo, Celso Sabino, um ambicioso plano turístico para Timon. Este projeto abraça o ecoturismo, destacando os reservatórios naturais do município, e fortalece a maior festa popular da cidade, o Zé Pereira. A Prefeitura de Timon almeja o cadastro desses projetos no Ministério do Turismo, e a seguir, descrevemos os principais pontos desse planejamento inovador.
Revitalização da Beira Rio de Timon
Com uma extensão de 4.526 metros às margens do Rio Parnaíba, a requalificação da Beira Rio abrange a instalação de iluminação adequada, pavimentação, cerca de proteção de margem, trilha urbana, terminal fluvial, feira livre e academia ao ar livre. A estação fluvial incluirá banheiros, área coberta para espera, quiosques de serviços gerais e elementos de acessibilidade.
A Requalificação da Beira Rio de Timon visa não apenas reestruturar o espaço em homenagem à Iemanjá, mas também inclui a construção do Parque Urbano da Guarita, equipado com playgrounds, elementos arquitetônicos, estacionamento público, entre outros.
Turismo Rural no Circuito Caminho das Águas
O projeto Caminho das Águas explora o potencial de ecoturismo em Timon, com 13 riachos na zona rural, alguns percorrendo a área urbana. Os mais de 30 balneários ativos na região impulsionam a economia local, oferecendo opções de lazer, como banhos em riachos, piscinas, proximidade com a natureza, além de bares e restaurantes com culinária local. A Prefeitura busca desenvolver o Circuito Caminho das Águas com intervenções, incluindo a adequação da infraestrutura de acesso, pavimentação poliédrica, iluminação, sinalização turística e cursos de qualificação para colaboradores.
Fortalecimento do Zé Pereira de Timon
Ao longo de quase 25 anos, o Zé Pereira tornou-se a festa mais aguardada da cidade, proporcionando à população a oportunidade de vivenciar grandes atrações nacionais, expressar a criatividade e estimular a socialização por meio de tradições de rua. Essa festa atrai foliões de todos os cantos, fortalecendo a economia local com impactos positivos em hospedagem, comércio, bares e restaurantes. O investimento em estrutura, cachês de grupos musicais, pessoal e serviços logísticos é essencial para o sucesso contínuo do Zé Pereira, o evento principal no calendário timonense.
Fonte: Ascom
-
Política18 horas atrás
Rafael Leitoa investe em fake news para tentar enganar o eleitorado
-
Polícia3 dias atrás
Escândalo na Prefeitura de Floriano. Cadê os R$ 4,4 milhões? TCE tá no caso
-
Política3 dias atrás
Pesquisa aponta vitória com folga de Dinair Veloso em Timon
-
Política1 dia atrás
Óia aí, a dona do instituto da pesquisa que vai ser divulgada pela oposição
-
Geral3 dias atrás
AGERT notifica Águas de Timon para apuração e penalização sobre falta de água
-
Política2 dias atrás
Caminhada das Mulheres em apoio a Nonatinho e Christiane em Matões
-
Geral3 dias atrás
Gestão de Ferdinando é marcada por obras estruturantes em Matões
-
Política22 horas atrás
Sumida há 8 anos, ex-prefeita Suely aparece para tentar salvar Gabriel