Siga, Curta, Compartilhe:

Geral

Timonenses celebram o eclipse solar e criam memórias afetivas

Publicado

em

Neste sábado (14), centenas de timonenses se reuniram na Praça São José, no Centro da cidade, para contemplar o eclipse solar anular. O fenômeno raro, caracterizado pelo alinhamento do sol, da lua e da terra, foi observado pela população com o auxílio de filtros de proteção e câmaras escuras. O evento de observação foi organizado pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), em parceria com a Prefeitura de Timon.

A professora Elizete Silva, residente no Residencial Cocais, trouxe seu filho, o pequeno Ian, de seis anos, para presenciar o eclipse e criar memórias afetivas.

“Eu achei muito válido esse evento, pois estava imaginando como nós conseguiríamos ver o fenômeno de forma adequada. Trouxe meus dois filhos, e sei que eles irão lembrar a vida toda desse momento”, disse ela.

O professor Daniel Nascimento, morador do bairro Santo Antônio, participou da observação com a família e elogiou a parceria entre o IFMA e a Prefeitura, que tem facilitado o acesso à astronomia para os timonenses. Em agosto deste ano, os moradores de Timon tiveram uma noite de observação astronômica de corpos celestes, através de um telescópio de ponta fornecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Achei muito importante esse evento na nossa cidade, fui muito bem acolhido aqui. Trouxe minha esposa, minha enteada, minha cunhada para prestigiar esse evento e ver esse fenômeno raro”, ressaltou.

O último eclipse solar anular registrado em Timon ocorreu em 1995, e o próximo está previsto para 2067. O evento proporcionou não apenas uma oportunidade única de contemplação, mas também a criação de memórias afetivas para os timonenses que participaram dessa experiência astronômica especial.

Fonte: Ascom

MAIS LIDAS

Copyright © - Desde 2008. Portal Walcy Vieira. WhatsApp (86) 99865-3905 - DRT/PI 955