Geral
Saúde no PI segue a passos largos rumo ao podium de 1º lugar no país
O secretário de estado da Saúde do Piauí, Antônio Luiz, destacou as várias ações da pasta, entre elas, as inovações do Programa Saúde Digital, implantado nas cidades de Piripiri e Lagoa de São Francisco. “É um serviço que ajuda muito o atendimento presencial. É um auxílio às pessoas que estão em uma UBS no interior, distante da capital, com atendimento especializado, sem falar na redução de custos de deslocamento e redução do custo também do município”, afirmou o secretário durante entrevista ao Programa Repórter Piauí, da TV Antares.
O Piauí Saúde Digital foi implantado pela primeira vez em Piripiri no início do ano. A ação, pioneira no Brasil, tem como foco transpor as barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para ampliar a oferta de serviços e informações em saúde à população do estado. O projeto já está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Regional Chagas Rodrigues.
Sucesso em Piripiri, o Programa ganhou sua primeira ampliação em agosto para a cidade de Lagoa de São Francisco, que já colhe os frutos com o encerramento de filas de consultas em várias especialidades.
O Piauí Saúde Digital é um serviço com teleconsultas e telediagnósticos com o objetivo de expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo, da atenção primária e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUS.O gestor falou ainda de outra importante ação da Sesapi, o programa Saúde em Dia, que tem como objetivo zerar as filas de espera de cirurgias eletivas que estavam represadas até o mês de março, quando foi lançado.
“Nossa meta é zerar a fila de cirurgias que estava represada por conta da pandemia ou por algum procedimento que não era feito em hospitais do Piauí. Estamos conseguindo. Já temos mais de dez hospitais com filas zeradas. Com essa fila zerada, nossa outra meta é que as pessoas que entram na fila agora não tenham tempo de atendimento superior a dois meses”, destacou Antônio Luiz.
O Secretário pontuou ainda os serviços itinerantes que vêm sendo executados no interior do estado como os Caminhões de Mamografia e a Carretinha da Saúde, esta última ação em parceria com o Pacto pelas Crianças.Sobre os investimentos realizados pela pasta, o secretário destacou a entrega da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, entre outras obras para o interior do estado.
“O governador determinou que todos os serviços de alta complexidade existentes em Teresina sejam também realizados em Parnaíba, Picos e Floriano para combater os vazios assistenciais. Além disso, estamos trabalhando para estruturar centrais de exames em 16 cidades-polo do Piauí para facilitar o acesso ao serviço e agilizar o recebimento de resultados”, disse o secretário Antônio Luiz.
Fonte: Ascom / Repórter: João Marcelo Ferry
-
Política7 dias atrás
O Cômico, o Trágico e os Ridículos
-
Polícia5 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Política6 dias atrás
Câmara dos Deputados: Rafael é personalidade nacional em destaque
-
Geral4 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral3 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral3 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões