Geral
Governo do Piauí revela conquistas da Plenária Territorial do PPA Participativo
O Governo do Piauí, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), anunciou nesta terça-feira (26) os resultados da reunião online de devolutiva da Plenária Territorial do PPA Participativo. A apresentação pública dos resultados contou com a presença do Secretário do Planejamento, Washington Bonfim, e das Secretárias de Relações Sociais, Núbia Lopes, Agricultura Familiar, Rejane Tavares, e da assessora de Desenvolvimento Territorial do Pnud no Brasil, Ieva Lazareviciute.
Em julho deste ano, representantes de 12 territórios piauienses se reuniram durante três dias de oficinas participativas no Blue Tree Tower Rio Poty. Cerca de 1.300 pessoas participaram de palestras e 21 oficinas, que funcionaram como audiências públicas com os conselhos de desenvolvimento territorial e outros membros da sociedade civil. O principal objetivo foi ouvir a população e identificar as ações prioritárias para a elaboração do PPA Participativo.
As oficinas foram divididas em temas que incluíram Educação inclusiva e de qualidade, Saúde e bem-estar, Redução das desigualdades, Mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos, e Justiça e segurança. Os resultados estão disponíveis em uma ferramenta online, permitindo navegar por eixo, perspectiva territorial e compromissos. (Veja aqui).
Washington Bonfim expressou sua gratidão pela parceria técnica com o Pnud e pelo trabalho de compilação das sessões e debates sobre cada compromisso do Plano de Governo de Rafael Fonteles. Ele enfatizou que desde janeiro, o governo tem se pautado pelos resultados desse plano, que está alinhado com o Plano Piauí 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A Secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares, destacou a importância da participação dos territórios para dar voz aos atores sociais que vivem a realidade do estado do Piauí em seus municípios.
Núbia Lopes, Secretária de Relações Sociais, ressaltou que o Plano de Governo sempre foi desenvolvido de forma participativa, criando oportunidades diretas de participação da população, como a etapa estadual do PPA, o PPA nacional e o OPA, Programa e Orçamento Participativo.
O PPA é um instrumento previsto na Constituição Federal que define as diretrizes e objetivos estratégicos da administração estadual para os próximos quatro anos. No Piauí, ele adota a prerrogativa da participação da sociedade civil e está na fase de construção das ações e metas físicas e financeiras, com previsão de envio para análise da Assembleia Legislativa do Piauí em outubro.
Fonte: Ascom
-
Polícia5 dias atrás
Ladrões agora ‘tão é bonitos’, com as câmeras do Chico Lucas pra todo lado
-
Política6 dias atrás
Câmara dos Deputados: Rafael é personalidade nacional em destaque
-
Geral4 dias atrás
Os ‘mimizentos’ agora infartam! PI lidera crescimento da renda per capita
-
Geral3 dias atrás
Óia aí, big brother nas escolas do Piauí. Sorria você tá sendo filmado!
-
Geral3 dias atrás
Parceria da deputada Cláudia garante atendimento social em Matões
-
Geral2 horas atrás
Ferdinando, Nonatinho e Alex com o ministro Juscelino em Brasília
-
Geral1 hora atrás
Governador Rafael assina Pactos de Políticas Públicas pelo Piauí